Vencedor da 4.ª edição da Bolsa de Investigação em Mieloma Múltiplo vai ser conhecido amanhã

17 de Outubro 2022

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) e a Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH) vão dar a conhecer, esta terça-feira à tarde, o vencedor da quarta edição da Bolsa de Investigação em Mieloma Múltiplo.

A iniciativa visa “promover e premiar projetos de investigação nacional que contribuam para o progresso do conhecimento científico e estado da arte numa doença hemato-oncológica rara, sem cura até ao momento.”

A cerimónia vai ter lugar esta terça-feira às 18h00 na na sede da Associação Portuguesa Contra a Leucemia.

Manuel Pizarro, ministro da saúde, vai estar presente para entregar o prémio no valor de 20 mil euros, ao trabalho vencedor. No evento estarão ainda presentes Manuel M. Abecasis, presidente da APCL, Maria Gomes da Silva, vice-presidente da SPH e Filomena Sousa, diretora médica da Amgen Portugal.

A APCL e a SPH lembram que o Mieloma Múltiplo é a segunda neoplasia hematológica mais frequente com cerca de 539 novos casos por ano. Esta patologia tem uma grande incidência a partir dos 50 anos e apresenta sintomas muito inespecíficos, que são desvalorizados ou confundidos com outras doenças mais comuns.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Portugal tem101 médicos especializados em cuidados a idosos

Portugal conta com 101 médicos geriatras especializados em cuidados a idosos, segundo a Ordem dos Médicos, uma especialidade médica criada no país há dez anos mas cada vez com maior procura devido ao envelhecimento da população.

Mudanças de comportamento nos idosos podem indiciar patologias

Mudanças de comportamento em idosos, como isolar-se ou não querer comer, são sinais a que as famílias devem estar atentas porque podem indiciar patologias cujo desenvolvimento pode ser contrariado, alertam médicos geriatras.

MAIS LIDAS

Share This