Esta manhã, a apresentadora Catarina Furtado, a atriz Carla Andrino e a influenciadora digital Liliana Filipa conversaram sobre “saúde íntima sem tabus”, precisamente porque este tema ainda não é encarado com a naturalidade necessária para combater os problemas das mulheres.
Para Catarina Furtado, são problemas que exigem esforços conjuntos, pois “o mundo só poderá andar quando os governos cumprirem as suas promessas, a sociedade civil se mobilizar e as empresas olharem para o investimento nas pessoas”.
Acima do lucro imediato, a apresentadora defende, portanto, o “lucro maior” que é “vivermos todos melhor”, que também tem como consequência o aumento do poder de compra.
O donativo hoje entregue vai apoiar o projeto “Todas merecemos”, que desmistifica a menstruação através de um conjunto de ações junto da comunidade. A primeira atividade, que já começou, é ir às escolas “falar sem tabus nenhuns” sobre este tema e outros ligados à saúde e à sexualidade, como as infecções sexualmente transmissíveis, com a presença de uma médica.
Catarina Furtado alertou ainda para a menstruação enquanto “tabu imenso”, “que em Portugal, que é um país desenvolvido, também existe”. “E existe uma coisa chamada pobreza menstrual”, que faz com que as meninas “não falem sobre a menstruação” e “sejam penalizadas porque não existem produtos acessíveis para elas”, “e porque nas escolas também não há essa parte da higiene para elas”, continuou. No ensino em Portugal, a apresentadora encara a disciplina de cidadania e desenvolvimento como uma oportunidade importante para abordar estas questões.
Nos países em desenvolvimento, as raparigas deixam mesmo de ir à escola porque não têm os produtos de que precisam, recordou Catarina Furtado, que acredita que desconstruir a discriminação com base na saúde íntima começa por eliminar tabus, também com a ajuda dos rapazes e dos homens. “Não há evolução se não for feito com envolvimento masculino”, afirmou.
Nesta conversa, todas as oradoras fizeram questão de incluir o sexo masculino, concordando que os homens também têm de estar informados.
Carla Andrino disse que o empoderamento “tem de vir de nós, de dentro”, mas salientou a importância de, na sua vida, poder contar com um companheiro que respeita as suas escolhas e a respeita enquanto indivíduo.
Por sua vez, Liliana Filipa destacou a relevância da presença dos homens nestas talks – nas suas palavras, “eles deviam estar presentes sempre” – e a importância destes eventos para a sociedade em geral.
“É ótimo termos este tipo de eventos, termos este tipo de talks e falarmos sobre aquilo que realmente é importante. É bom associar-me a marcas em que acredito, como a Lactacyd. Acredito numa marca que quer evoluir, que quer melhorar a saúde íntima, neste caso, e que se preocupa com a diversidade”, referiu a influenciadora digital.
Andreia Santos, Brand Manager da Lactacyd, disse ao HealthNews que a parceria com a Corações com Coroa diz muito sobre o DNA como marca. E explicou: “Estamos a melhorar a vida das mulheres através de produtos de qualidade que ajudam a ter uma boa saúde íntima, que ajudam na prevenção, sim, mas também queremos poder ajudar a comunidade e tornar estes produtos mais acessíveis para todas, e que a informação possa circular melhor e estar disponível para todos”.
A Corações com Coroa “fazia um fit perfeito” porque “apoiar e empoderar as mulheres são objetivos da marca”, prosseguiu a sua representante.
“Nós gostávamos que não fosse uma coisa one shot e pudéssemos dar continuidade a este apoio, e queremos que a Lactacyd possa continuar a ser uma marca que ajuda as mulheres de várias formas”, concluiu.
HN/Rita Antunes
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