Para o artigo “Effect of Phenolic Compounds from Cymbopogon citratus (DC) Stapf. Leaves on Micellar Solubility of Cholesterol”, a autora principal, Sandrine da Ressurreição, técnica superior e investigadora do Centro de Estudos de Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade (CERNAS) – Escola Superior Agrária de Coimbra, colaborou com três investigadores da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra: Sónia Pedreiro, Maria Teresa Batista e Artur Figueirinha.
A equipa de investigação desenvolveu uma metodologia para estudar in vitro a solubilidade micelar do colesterol em extratos de plantas, tendo analisado, em particular, extratos, frações fenólicas e flavonoides de folhas de Erva-Príncipe (Cymbopogon citratos).
Os resultados da investigação sugerem que os compostos fenólicos desta planta, em particular os flavonoides e os taninos, têm a capacidade de inibir a formação de micelas, essenciais à absorção de colesterol no intestino, levando a uma redução do colesterol que é absorvido em resultado da alimentação.
PR/HN/RA
0 Comments