Inaugurada escola em São João da Madeira para formar em suporte básico de vida

16 de Novembro 2022

O Centro Hospitalar Entre Douro e Vouga (CHEDV) inaugurou hoje a Escola Luís Vega, valência no hospital de São João da Madeira que vai permitir formar profissionais de saúde, mas também a comunidade, em suporte básico de vida.

A Escola Luís Vale, instalada no palacete do hospital de São João da Madeira, no distrito de Aveiro, visa formar profissionais de saúde e a comunidade em suporte básico de vida, revelou hoje o presidente do Conselho de Administração do CHEDV, Miguel Paiva.

Na cerimónia de inauguração daquela unidade, que contou com a presença do ministro da Saúde, Miguel Paiva destacou a “necessidade de facultar formação” nesta área à população, afirmando que a escola vai possibilitar cursos em suporte básico de vida adulto e pediátrico, suporte avançado de vida e desfibrilhação automática externa.

“O Serviço Nacional de Saúde cumpriu o que prometeu a São João da Madeira”, salientou Miguel Paiva.

A Escola Luís Vale, cujo nome pretende homenagear o médico do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) que morreu em dezembro de 2018 na sequência da queda de um helicóptero que transportava um doente grave de Bragança para o Porto, é dirigida a profissionais de saúde, mas também a outros profissionais, como elementos da PSP, GNR, Proteção Civil, autarquia e voluntários do próprio hospital de São João da Madeira.

Também presente na sessão, o presidente da Câmara Municipal de São João da Madeira, Jorge Vultos Sequeira, revelou a intenção do município proporcionar “a todos os estudantes” uma formação em suporte básicos de vida naquela valência, que obteve certificação do INEM em abril de 2021.

Já o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, salientou que o propósito daquela valência reflete a forma como “o Serviço Nacional de Saúde (SNS) se transcende” na promoção de saúde, dizendo, no entanto, que esta é uma competência e missão que “passa pela comunidade”, e não apenas pelo SNS.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Grávida tem bebé em ambulância à porta de casa no Seixal

Um bebé nasceu hoje numa ambulância dos Bombeiros do Seixal, à porta de casa da grávida, enquanto eram aguardadas indicações sobre para que hospital se deveriam dirigir, dado que as urgências de obstetrícia do hospital de Almada estão fechadas.

Sofia Correia de Barros: “Portugal é Exemplo Mundial na Qualidade do Tratamento de Diálise”

Em entrevista exclusiva ao HealthNews, Sofia Correia de Barros, Presidente da Associação Nacional de Centros de Diálise (ANADIAL), destaca os desafios da literacia em saúde, a importância da prevenção e diagnóstico precoce da doença renal crónica, e faz o balanço das quatro décadas de trabalho da associação, sublinhando a necessidade de inovação e de uma maior valorização do setor em Portugal.

Três urgências fechadas no 25 de Abril e seis no fim de semana

Três urgências vão estar fechadas no feriado do 25 de Abril, número que sobe para seis no sábado e no domingo, a maioria de obstetrícia e ginecologia, segundo a informação publicada no Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Slow Art: Um Caminho para o Bem-Estar

Num mundo acelerado, onde a atenção é cada vez mais fragmentada e o tempo limitado, a arte pode ser um espaço de silêncio, presença e reencontro com o essencial. Este é o mote do curso Slow Art: A Arte como um Caminho para o Bem-Estar, leccionado por Mário Rodrigues, no Museu do Oriente, a 10 de Maio.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights