Corrida dos Homens volta às ruas do Funchal

21 de Novembro 2022

A Corrida dos Homens está de volta às ruas do Funchal no dia 26 de novembro, com partida marcada para as 17h, na Sé do Funchal.

A iniciativa, organizada pela Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRM-LPCC) e pela Associação de Atletismo da Região Autónoma da Madeira (AARAM), visa sensibilizar a população masculina para a prevenção do cancro da próstata. Esta é já a 6.ª edição e conta novamente com o apoio da Astellas Farma.

“Com esta iniciativa pretendemos, uma vez mais, desafiar os madeirenses, em particular os homens, a correr pela sua saúde. É fundamental relembrar que a prevenção contribui para um diagnóstico precoce, essencial para melhores resultados do tratamento, melhor e maior sobrevivência e menor probabilidade de morte, como em todas as doenças oncológicas”, refere Ricardo Sousa, Presidente do Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

‘Cuidar da Saúde também é coisa de Homem’ é o mote do evento que convida os madeirenses a percorrer uma distância de 2 quilómetros, a correr ou a caminhar. Apadrinhado pelo médico urologista Ferdinando Pereira, o evento tem o objetivo de alertar a população, sobretudo os homens a partir dos 45 anos, para a prevenção do cancro da próstata e, ao mesmo tempo, apoiar o NRM-LPCC.

Realizada no âmbito do ‘Novembro Azul’, movimento mundial de sensibilização para as doenças masculinas durante o mês de novembro, também conhecido por Movember, a Corrida dos Homens tem um cariz solidário.

Os fundos angariados com as inscrições, que têm um custo de 5€, revertem na totalidade para o trabalho desenvolvido pelo NRM-LPCC na prevenção, diagnóstico e tratamento do cancro da próstata. Com a inscrição, os participantes têm direito à t-shirt da ação deste ano.

Será ainda possível apoiar esta causa sem participar na prova, através da aquisição da t-shirt, pelo mesmo valor, à venda nos seguintes locais: AARAM, sede e delegações do NRM-LPCC, Farmácia Caniço e na Loja Solidária na Rua da Murças, no Funchal.

Atualmente, o cancro da próstata é mais letal para os homens do que o cancro da mama para as mulheres e é a segunda principal causa de morte por cancro nos homens com mais de 50 anos. Em Portugal, só em 2020, foram diagnosticados cerca de 7.000 novos casos desta doença oncológica.

Esta é uma patologia silenciosa e de evolução lenta, não apresentando sintomas nos estadios iniciais. Numa fase mais avançada, quando os sintomas surgem, podem ser confundidos com os de outras doenças.

O cancro da próstata ocorre quando algumas das células da próstata se reproduzem muito mais rápido do que o normal. Se não for tratado, as células deste cancro podem disseminar-se por partes distantes do corpo.

As inscrições para a 6.ª Corrida dos Homens podem ser realizadas aqui.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Portugal tem101 médicos especializados em cuidados a idosos

Portugal conta com 101 médicos geriatras especializados em cuidados a idosos, segundo a Ordem dos Médicos, uma especialidade médica criada no país há dez anos mas cada vez com maior procura devido ao envelhecimento da população.

Mudanças de comportamento nos idosos podem indiciar patologias

Mudanças de comportamento em idosos, como isolar-se ou não querer comer, são sinais a que as famílias devem estar atentas porque podem indiciar patologias cujo desenvolvimento pode ser contrariado, alertam médicos geriatras.

MAIS LIDAS

Share This