Sobreviventes do tiroteio em escola do Texas pedem 25,6 mil milhões de euros em ação coletiva

3 de Dezembro 2022

Sobreviventes do tiroteio na escola de Uvalde processaram a polícia local e do estado, a cidade e funcionários da escola por não terem cumprido protocolos de segurança, pedindo 25,6 mil milhões de euros em danos.

De acordo com documentos do tribunal, os queixosos afirmaram que as autoridades competentes visadas na ação judicial não cumpriram o protocolo de tiroteio ativo e esperaram mais de uma hora para confrontar o agressor, que matou 21 pessoas.

A ação judicial, apresentada no tribunal federal de Austin, no estado do Texas, na terça-feira, procura uma indemnização pelos “danos emocionais ou psicológico” sofridos pelos sobreviventes do tiroteio de 24 de maio “como resultado da conduta e omissões dos arguidos nessa data”. Os queixosos pedem 27 mil milhões de dólares (25,6 mil milhões de euros).

Entre os que interpuseram a ação judicial encontram-se funcionários de escolas e representantes de menores que estavam na escola primária Robb, quando um atirador invadiu as instalações, onde matou 19 crianças e dois professores, no tiroteio escolar mais mortífero registado nos EUA em quase uma década.

Em vez de seguir as orientações existentes para deter um atirador ativo “a conduta dos 376 funcionários responsáveis pela aplicação da lei” foi marcada por “77 minutos de indecisão, disfunção, e danos”, ficando “extremamente aquém” do esperado, de acordo com o processo judicial.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SPAIC certifica unidades de asma grave em Portugal

A Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) lançou o “Guia para a Certificação de Unidades de Asma Grave”, visando reconhecer oficialmente centros especializados na abordagem da asma grave. Em Portugal, 5% dos adultos com asma enfrentam esta condição debilitante.

O que a escola sabe, a saúde precisa de conhecer

Sérgio Bruno dos Santos Sousa
Mestre em Saúde Pública
Enfermeiro Especialista de Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública na ULSM
Gestor Local do Programa de Saúde Escolar na ULSM
ORCID

Cristo Rei ilumina-se de azul no Dia Mundial da Doença de Parkinson

No próximo dia 11 de abril, o Cristo Rei será iluminado de azul em Almada como parte da iniciativa global Spark the Night, que visa aumentar a consciencialização sobre a Doença de Parkinson. Este movimento simboliza apoio aos milhões de pessoas afetadas pela condição neurodegenerativa.

Conferência Sustentabilidade em Saúde regressa ao CCB

No dia 1 de julho, entre as 09h00 e as 13h00, o Centro Cultural de Belém acolhe a 13ª Conferência Sustentabilidade em Saúde. Organizada pela AbbVie e o Expresso, o evento apresentará o Índice Saúde Sustentável e discutirá o impacto da inteligência artificial na saúde.

Update em Medicina 2025: Inscrições Encerram a 18 de Abril

As inscrições para o Update em Medicina 2025 terminam a 18 de abril. O evento decorre de 30 de abril a 2 de maio no Convento de São Francisco, em Coimbra, com um formato híbrido que combina sessões presenciais e online, abrangendo temas essenciais da prática clínica.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights