Hospital de Santiago do Cacém pede reencaminhamento de doentes urgentes

8 de Dezembro 2022

O Hospital do Litoral Alentejano, em Santiago do Cacém, está com constrangimentos no atendimento de doentes na Urgência de Cirurgia Geral, desde o meio-dia de hoje, de acordo com as informações transmitidas às corporações de bombeiros da região.

Segundo o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), o Hospital do Litoral Alentejano está com constrangimentos no Serviço de Urgência, na especialidade Cirurgia, pelo que não é possível continuar a receber doentes.

O hospital público de Santiago do Cacém junta-se assim aos outros hospitais do distrito de Setúbal – Almada, Barreiro e Setúbal – que também estão a solicitar o reencaminhamento de doentes de algumas especialidades para outras unidades hospitalares.

O Hospital de São Bernardo, em Setúbal, que já tem a Unidade de Urgência Pediátrica encerrada até à próxima segunda-feira por falta de médicos, também alertou hoje para constrangimentos na Obstetrícia e na Ortopedia.

De acordo com a informação transmitida às corporações de bombeiros, o Serviço de Obstetrícia do Hospital de São Bernardo, que está integrado no Centro Hospitalar de Setúbal, também está com constrangimentos, pelo que não irá receber doentes das 09:00 às 21:00 de sexta-feira.

O Serviço de Ortopedia/Traumatologia do hospital de Setúbal também não recebe doentes até às 08:00 de sexta-feira.

Nos últimos dias, nos hospitais públicos Garcia de Orta, em Almada, e Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro, também se verificaram vários pedidos de reencaminhamento de doentes para outras unidades hospitalares, devido à insuficiência de meios para responder à procura em diversas áreas.

Na terça-feira, numa tomada de posição conjunta após ser conhecido o encerramento da Unidade de Urgência Pediátrica do Hospital de São Bernardo durante uma semana, até à próxima segunda-feira, os presidentes das câmaras de Palmela, Sesimbra e Setúbal, todos de maioria CDU, exigiram que o Governo encontre “soluções urgentes”, para que os utentes dos hospitais da região possam ter acesso aos cuidados de saúde.

Os autarcas dos três municípios da Arrábida também manifestaram “estranheza” pela demora na concretização das obras de ampliação do Hospital de São Bernardo, do Centro Hospitalar de Setúbal.

“As populações dos concelhos de Sesimbra, Setúbal e Palmela, e as restantes populações servidas por este centro hospitalar, não podem continuar a ser prejudicadas por repetidos encerramentos destes serviços de urgência”, sustentam os presidentes de câmara, que também solicitaram uma reunião urgente ao ministro da Saúde.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

Finalistas do concurso “Três Minutos de Tese” da UAlg já são conhecidos

A apresentação pública das candidaturas selecionadas na primeira fase do concurso “Três Minutos de Tese (3MT-UAlg)” vai realizar-se no dia 11 de maio, às 14h30, no anfiteatro 1.5 do Complexo Pedagógico do Campus da Penha. Foram selecionados 25 candidatos, dos 53 que se apresentaram a concurso.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights