Saúde terá Data Center em Évora

28 de Dezembro 2022

Évora recebe hoje a terceira eHealth Sessions, que vai ter lugar no Palácio de D. Manuel. É nesta cidade alentejana que vai nascer o novo Data Center da Saúde.

O novo Data Center da Saúde funcionará em redundância com o atual, que se encontra no norte do país e que visa garantir a disponibilidade dos sistemas de informação do Serviço Nacional de Saúde. Esta infraestrutura, que beneficia de financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência, estará disponível no final do primeiro trimestre de 2023.

Évora foi o local escolhido por reunir um conjunto de requisitos favoráveis, nomeadamente devido à proximidade de Lisboa e Espanha, por beneficiar de boas condições estruturais de abastecimento de energia, entre outros.

“Um Data Center para a Saúde” é precisamente o tema do principal debate da Sessions 3, dinamizada pela SPMS. Moderado pela jornalista Ana Peneda Moreira, o debate aborda questões relacionadas com a centralização das infraestruturas, a sua robustez, o investimento em sistemas de informação, visando a aceleração da implementação, gestão e manutenção de infraestruturas de serviços digitais.

Para além destas matérias, Sandra Cavaca, vogal do Conselho de Administração da SPMS, apresentará o Plano para Modernização dos postos de trabalho dos profissionais de saúde, que arrancará pelos cuidados de saúde primários e beneficiará mais de 27 mil profissionais de saúde nesta primeira fase.

Luís Goes Pinheiro, presidente da SPMS, é o anfitrião deste evento que será encerrado pelo secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre.

As eHealth Sessions arrancaram em outubro e em novembro, abordando, na primeira sessão, os serviços digitais ao cidadão, na segunda sessão, os dados, e agora as infraestruturas que têm como prioridade aumentar o desempenho, racionalizar a gestão, elevar a capacidade de armazenamento, promover a segurança e a continuidade de negócio. Estas temáticas fazem parte dos quatro pilares fundamentais no âmbito do PRR na sua componente de Transição Digital, e cabe à SPMS a sua execução. No total, são 300 milhões de euros que vão dar forma a 116 projetos.

“eHealth Sessions 3” é um dos eventos de lançamento da 5.ª edição do eHealth Summit Portugal, que se realiza nos dias 14 e 15 de março de 2023, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SNS: Erros do Passado, Desafios do Futuro

Sérgio Bruno dos Santos Sousa
Mestre em Saúde Pública
Enfermeiro Especialista de Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública na ULSM
Gestor Local do Programa de Saúde Escolar na ULSM

Nomeados por Trump representam perigo para Saúde e Segurança

Se forem confirmados pelo Senado, vários dos nomeados pelo presidente eleito Donald Trump para o seu governo representam perigos para a Saúde e Segurança dos Estados Unidos, devido à falta de formação, experiência e promessas alarmantes, disseram à Lusa analistas políticos. 

MAIS LIDAS

Share This