Plano Local de Saúde Maia/Valongo foca-se nas demências, diabetes, obesidade e AVC

30 de Dezembro 2022

O Plano Local de Saúde Maia/Valongo, que arranca em 2023 e se prolonga até 2025, vai dar “especial atenção” às demências, diabetes, obesidade e excesso de peso e acidentes vasculares cerebrais (AVC).

Por cada uma destas áreas de intervenção foram criados grupos de trabalho, compostos por diferentes instituições, com o objetivo de promover comportamentos saudáveis e, assim, melhorar a saúda da população, refere o documento de apresentação deste projeto, que decorreu hoje em Valongo, no distrito do Porto, e a que a Lusa teve acesso.

“Tivemos como preocupação promover a cidadania em saúde, a capacidade de os cidadãos exercerem de modo informado e responsável poder/influência sobre o seu estado de saúde e sobre o desenvolvimento do sistema e dos serviços de saúde na área de abrangência do ACES Maia Valongo, ou seja, os concelhos da Maia e de Valongo”, adianta o diretor-executivo do Agrupamento de Centros de Saúde Grande Porto III – Maia Valongo, Júlio Nunes, citado no documento.

No que concerne aos AVC, o plano destaca a importância de continuar a educar as pessoas a reconhecer os primeiros sintomas e de garantir uma resposta de reabilitação atempada e adequada.

Motivo pelo qual se prevê o desenvolvimento de um programa de promoção de atividade física para prevenção primária e secundária de AVC, abrangendo 4.000 pessoas com risco aumentado de AVC no final do primeiro semestre de 2025.

Além disso, o plano estima a introdução de conteúdos relativos a literacia de AVC em todos os programas de educação geral para a saúde implementados no território até o final de 2024.

Na área das demências, focando-se na necessidade da preparação para a gestão da doença não só ao nível clínico, mas também ao nível da gestão familiar, o plano prevê a publicação de um estudo multi-institucional que caracterize a epidemiologia e impacto socioeconómico desta doença no território até final de 2024.

Outro dos objetivos passa por criar um repositório digital de recursos comunitários relevantes para a demência.

Apesar de a diabetes ser frequente na população, ainda há muito desconhecimento sobre a doença e sobre como a gerir, sustenta o plano.

Por isso, nesta vertente, tenciona-se criar um programa multi-institucional de desenvolvimento de competências para a gestão da diabetes recém-diagnosticada pelos doentes e famílias, que abranja 30% dos novos diabéticos no primeiro semestre de 2025.

E, além disso, criar um programa multi-institucional de promoção da adoção de estilos de vida saudáveis para doentes diabéticos com histórico de insucesso crónico de controlo glicémico que, no final de 2025, tenha pelo menos 10% de sucesso no controlo glicémico um ano após o início da adesão ao programa.

No que respeita a obesidade e o excesso de peso, e apesar do plano reconhecer que têm vindo a ser implementadas várias iniciativas para promover uma alimentação saudável e prática de exercício físico, o grupo de trabalho estima publicar um diagnóstico anual da avaliação dos estilos de vida da população até ao final de cada ano, baseado na criação de um sistema multi-instituição para monitorização de estilos de vida.

“Assegurar que 80% dos profissionais das instituições integrantes no plano tiveram algum tipo de formação sobre estilos de vida saudável durante a sua vigência até final de 2025”, é outra das metas traçadas.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

Finalistas do concurso “Três Minutos de Tese” da UAlg já são conhecidos

A apresentação pública das candidaturas selecionadas na primeira fase do concurso “Três Minutos de Tese (3MT-UAlg)” vai realizar-se no dia 11 de maio, às 14h30, no anfiteatro 1.5 do Complexo Pedagógico do Campus da Penha. Foram selecionados 25 candidatos, dos 53 que se apresentaram a concurso.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights