Madeira investiu 10,7 milhões de euros em cuidados continuados integrados em 2022

14 de Janeiro 2023

O Governo da Madeira (PSD/CDS-PP) investiu 10,7 milhões de euros no programa de cuidados continuados integrados – REDE – em 2022, indicou o executivo regional, referindo que se tratou de um incremento de 59% face ao biénio 2019/2021.

“O aumento deste apoio em 2022 decorre da contratualização de mais 17 novos lugares de REDE na tipologia de longa duração e manutenção e da renovação de 211 lugares, previamente criados, também estes na tipologia de internamento de longa duração e manutenção”, esclarece a Secretaria de Saúde e Proteção Civil em comunicado.

De acordo com a autoridade regional, o investimento de 10,7 milhões de euros permitiu atingir um total de 399 camas de longa duração e manutenção.

“A verticalidade dos números é real”, refere a diretora regional para as Políticas Públicas Integradas e Longevidade, Ana Clara Silva, citada no comunicado, reforçando que a REDE tem um “valor estratégico inquestionável” e tem “progredido na implementação de um conjunto de respostas” que contribuem para “promover a autonomia, minorar a dependência e readaptar a funcionalidade das pessoas que requerem cuidados de saúde especializados em continuidade”.

A secretária de Saúde e Proteção Civil sublinha que o incremento registado em 2022 resulta também do efeito do aumento extraordinário dos preços aplicáveis às unidades de longa duração e manutenção na ordem dos 3,75%, com vista a assegurar a sustentabilidade das unidades e a prestação de cuidados de qualidade ao utente.

“A REDE, cuja coordenação estratégica e técnica é assegurada pela Direção Regional para as Políticas Públicas Integradas e Longevidade, tem-se mostrado como uma medida eficaz à pressão exercida pelos internamentos hospitalares de pessoas em situação de alta clínica, respondendo igualmente a situações de índole social que não têm outra alternativa de resposta”, lê-se no comunicado.

Desde 01 de agosto de 2019, foram realizados 651 internamentos em unidades de internamento de longa duração e manutenção da REDE e admitidos 646 utentes na Região Autónoma da Madeira.

“O perfil sociodemográfico indica que a idade média dos utentes é de 79,7 anos e a maioria são mulheres (67,6%)”, refere a autoridade regional, adiantando que os idosos com mais de 80 anos representam (61,8%).

Cerca de 7% dos utentes apresenta idade inferior a 60 anos e 2,6% destes tiveram alta das unidades.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ONU alerta para aumento da fome no Sudão

A fome instalou-se em cinco novas regiões do Sudão devastado pela guerra, segundo um relatório publicado hoje pelo sistema de Classificação das Fases da Segurança Alimentar (IPC) utilizado pelas agências das Nações Unidas.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights