Escola Nacional de Saúde Pública lança formação para líderes em saúde

23 de Janeiro 2023

A Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa (ENSP-NOVA) lança em 2023 a primeira Pós-Graduação sobre Governação em Saúde, um curso que visa responder às necessidades formativas de líderes clínicos e técnico-assistenciais.

Este é o primeiro curso em Portugal a oferecer, de forma integrada, formação nas áreas da governação em saúde clínica, populacional e política. Foi desenhado para responder aos desafios de sistemas de saúde cada vez mais complexos.

“O universo da saúde inclui uma miríade de organizações, muitas vezes desligadas entre si e com múltiplos interesses, por vezes contraditórios. A complexidade crescente do conhecimento científico, dos processos assistenciais, das tecnologias e das intervenções multiprofissionais necessita de uma governação sofisticada e de novas competências de liderança clínica e em saúde; as comunidades e o mundo enfrentam desafios locais e globais que exigem abordagens integradoras e modelos de governação e de conectividade sistémica, orientados para resultados em saúde”, explica Paulo Boto, professor do Departamento de Políticas e Gestão dos Sistemas de Saúde e cocoordenador do curso.

Juntamente com Paulo Boto, a coordenação da pós-graduação está a cargo de Victor Ramos, médico de família, presidente do Conselho Nacional de Saúde e docente convidado da ENSP-NOVA, e Luís Campos, comissário do Plano Nacional de Saúde 2021-2030 e presidente do Conselho Português para a Saúde e Ambiente.

Várias organizações colaboram neste curso, designadamente: Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública, Associação Nacional de Unidades de Saúde Familiar, Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar, Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, Associação de Unidades de Cuidados na Comunidade, Conselho Português para a Saúde e Ambiente, Fundação para a Saúde – SNS, The Portuguese Association for Integrated Care e Sociedade Portuguesa de Medicina Interna.

Composta por 80 sessões síncronas presenciais e à distância (160 horas letivas), esta pós-graduação decorre no formato de workshops com formação em serviço e trabalho individual e em grupo. O corpo docente é composto por docentes da ENSP-NOVA e peritos convidados com reconhecida experiência nas áreas lecionadas. Decorre entre março e dezembro de 2023 e as candidaturas estão abertas até ao dia 12 de fevereiro.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights