Projeto de saúde da ActionAid abrange mais de 33 mil pessoas em Moçambique

25 de Janeiro 2023

Um total de 33.126 deslocados pela insurgência e vítimas de ciclones beneficiaram de serviços de saúde e proteção em 2022 no âmbito de um projeto da ActionAid na província do Niassa, norte de Moçambique, anunciou esta quarta-feira a instituição.

As comunidades, de quatro distritos do Niassa, beneficiaram de consultas médicas, apoio psicossocial, serviços de medicina geral, ação social e vacinação de rotina a crianças até aos 4 anos, através de brigadas móveis de saúde.

O “Projeto de Proteção aos Deslocados Internos, Comunidades Anfitriãs e Pessoas Afetadas pelo Ciclone Tropical Gombe” está a ser implementado pela ActionAid e é financiado pelo Alto-Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), com atividades realizadas entre os meses de julho e dezembro.

“Dos 33.126, há 310 que são beneficiários com necessidades especiais [com deficiência] e 4.298 têm apoio psicossocial”, acrescentou.

Segundo o documento, no âmbito do projeto, 251 mulheres deslocadas e das comunidades anfitriãs, devido ao conflito armado em Cabo Delgado, ​​​​​​​beneficiaram de atividades nos “Espaços Seguros” da ActionAid, que visam “reforçar a proteção de mulheres, raparigas e crianças”.

Nos Espaços Seguros são desenvolvidas “ações de aconselhamento, assistência em questões de apoio psicossocial, violência baseada no género”, além do encaminhamento dos casos para os serviços apropriados.

Para este ano, prevê-se a continuidade das brigadas móveis de saúde, bem como atividades dos Espaços Seguros e Espaços Amigos da Criança, conclui-se na nota.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

CODU do INEM esteve sem receber chamadas de emergência

O Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM esteve hoje cerca de 20 minutos sem receber chamadas 112, um problema que terá estado relacionado com os servidores, adiantou o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar.

Acesso à inovação em saúde em debate

A Ordem dos Farmacêuticos (OF) e a Plataforma Saúde em Diálogo organizam, esta quarta-feira, dia 8 de maio, a segunda edição do Encontro “Proximidade-Farmacêutico-Cidadão”, este ano subordinado ao tema “Acesso à Inovação em Saúde”. O evento decorre a partir das 14:30 horas, no Auditório dos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa.

Enfermeiros questionam Governo sobre prioridades do SNS

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses questionou hoje o Governo sobre se os profissionais de saúde e o SNS “são mesmo uma prioridade”, após a ministra da tutela ter optado por “atirar a segunda reunião negocial para o final de maio”.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights