Bactéria Legionella detetada em dois edifícios do Instituto Superior Técnico

26 de Janeiro 2023

O Instituto Superior Técnico (IST) da Universidade de Lisboa confirmou esta quinta-feira a deteção da bactéria 'Legionella pneumophila' em sistemas de arrefecimento da torre sul e do edifício de matemática, no campus da Alameda, espaços que vão manter-se abertos.

De acordo com um ‘e-mail’ enviado esta manhã à comunidade académica, e a que a agência Lusa teve acesso, o conselho de gestão da faculdade explica ter sido informado na quarta-feira da deteção da bactéria Legionella “em amostras recolhidas em dois dos edifícios do seu campus da Alameda: a torre de sul [departamento de química] e o edifício de matemática”.

O IST comunicou “de imediato” a ocorrência às autoridades de saúde, “tendo sido implementados todos os procedimentos de segurança e de proteção da saúde pública protocolarmente previstos”, lê-se no ‘e-mail’.

A bactéria foi encontrada nas “torres de arrefecimento do ar condicionado”, disse hoje à Lusa o gabinete de comunicação do IST, acrescentando que os sistemas foram desligados e que, para já, as autoridades de saúde não determinaram o encerramento dos edifícios.

A mesma fonte explicou que hoje vai ser realizada uma nova inspeção à torre sul e ao edifício de matemática, espaço onde se situa a cantina social do campus da Alameda.

Sem registo de infetados pela bactéria, que provoca a infeção respiratória conhecida como doença do legionário, o IST recomenda, no ‘e-mail’ dirigido à comunidade académica, a comunicação de sintomas compatíveis com os causados pela doença “ao seu médico assistente ou ao Núcleo de Serviços de Saúde do IST”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Papa Francisco passou uma noite tranquila

O Papa Francisco, hospitalizado desde sexta-feira com uma pneumonia bilateral, passou uma noite tranquila e levantou-se para tomar o pequeno-almoço, informou hoje de manhã o serviço de imprensa do Vaticano.

Gestão dos Sintomas da DII

Para quem vive com Doença Inflamatória Intestinal (DII), cada dia pode trazer desafios inesperados. As crises podem surgir sem aviso, obrigando os doentes a adaptar constantemente a sua rotina para gerir os sintomas. No próximo episódio de Dar a Volta à DII é abordada a importância do reconhecimento precoce dos sinais de uma crise e das estratégias para minimizar o impacto da doença no quotidiano.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights