Novo Ciclo de Conversas sobre Cancro estreia no Dia Mundial

1 de Fevereiro 2023

No Dia Mundial do Cancro (4 de fevereiro), o Departamento de Ciências Médicas da Universidade de Aveiro e a Fábrica Centro Ciência Viva iniciam um novo ciclo de conversas que abordará desde a prevenção ao diagnóstico e tratamento do cancro.

Nesta primeira sessão, na Fábrica Centro Ciência Viva, será discutida a estratégia da luta contra o cancro. O evento, de entrada livre, tem início às 15h00.

A comemoração do Dia Mundial é uma iniciativa internacional que pretende unir a população mundial em torno da luta contra o cancro, através da sensibilização e da educação. O cancro é um problema de saúde pública, esperando-se que o número de novos casos e mortes venha a duplicar nas próximas décadas. Em Portugal, em 2020, contabilizaram-se mais de 60 mil novos casos e 30 mil mortes por cancro.

Uma em cada cinco pessoas desenvolve cancro e cerca de metade dos cancros podem ser evitados com alteração de comportamentos de risco. O que podemos então fazer enquanto sociedade para combater este problema de saúde pública? Há esperança na melhor deteção precoce e nos tratamentos inovadores? Como pode a investigação contribuir para a cura do cancro?

Este é o mote para o novo ciclo de conversas do projeto de literacia em saúde “Vamos aprender sobre Cancro”. Aos sábados à tarde, e em conversas informais, os especialistas convidados irão abordar diversos aspetos sobre o cancro, como prevenção, rastreio e diagnóstico, tratamento e investigação.

A primeira sessão acontece já no próximo sábado.

Mais informações estão disponíveis aqui.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

68% dos doentes não têm a asma controlada

Muito prevalente, subdiagnosticada e mal controlada, a asma ainda pode ser causa de morte no nosso país. Para aumentar a literacia sobre esta doença, o GRESP, a SPAIC e a SPP, embarcam no Autocarro da Asma para esclarecer a comunidade

Ordem firme na necessidade de se resolver pontos em aberto nas carreiras dos enfermeiros

O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, foi convidado a reunir esta sexta-feira na Direção Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo. Esta reunião contou com a presença de representantes dos sindicatos e teve como ponto de partida a necessidade de ultimar os processos de reposicionamento que ainda não se encontram concluídos, firmando-se a expetativa de que tal venha a acontecer até ao final deste ano.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights