Faleceu Cassiano Abreu e Lima, antigo professor da FMUP e referência na Cardiologia

2 de Fevereiro 2023

Cassiano Abreu e Lima, Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e figura de referência no ensino, investigação e prática da Cardiologia, faleceu aos 83 anos de idade.

Natural do Porto, Cassiano Abreu e Lima licenciou-se em Medicina na FMUP em 1964 e concluiu o doutoramento, em 1985, com a tese intitulada ”Contribuição para o desenvolvimento de um Sistema de Eletrocardiografia Computorizada”.

Foi também na Faculdade de Medicina que iniciou a sua atividade no ensino, em 1970, tendo progredido gradualmente aos cargos de Professor Auxiliar (1985), Professor Agregado (1989), Professor Associado (1992) e Professor Catedrático (2001), cargo que desempenhou até à sua aposentação, em 2009.

Numa nota de pesar assinada por José Silva Cardoso, a FMUP recorda o passado do antigo regente da cadeira de Cardiologia, lembrando os seus “conhecimentos científicos alargados e de uma profunda erudição, aos quais aliava um espírito metódico e rigoroso”.

“Cassiano Abreu e Lima dedicou o melhor do seu esforço aos seus alunos e à Faculdade de Medicina, onde se destacou como docente de craveira excecional e investigador de eleição”, descreve o professor da FMUP e também cardiologista.

Ao longo da sua carreia, desempenhou ainda diversos cargos em entidades da área da saúde, como o Conselho Regional Norte da Ordem dos Médicos e a Sociedade Portuguesa de Cardiologia.

FMUP/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Mónica Nave: “É muito importante conhecer as histórias familiares de doença oncológica”

No âmbito do Dia Mundial do Cancro do Ovário, a especialista em Oncologia, Mónica Nave, falou ao HealthNews sobre a gravidade da doença e a importância de conhecer histórias familiares de doença oncológica. Em entrevista, a médica abordou ainda alguns dos principais sintomas. De acordo com os dados da GLOBOCAN 2022, em Portugal foram diagnosticados 682 novos casos de cancro do ovário em 2022. No mesmo ano foi responsável por 472 mortes, colocando-o como o oitavo cancro mais mortal no sexo feminino.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights