Especialista do Porto cria manual de apoio aos médicos para o diagnóstico da Síndrome do Intestino Irritável

14 de Abril 2023

Três gastroenterologistas – Jean-Marc Sabaté, Jan Tack e Pedro Costa Moreira – acabam de lançar um manual dedicado à Síndrome do Intestino Irritável (SII) para melhorar o diagnóstico e ajudar os profissionais de saúde a comunicar com os doentes.

A nova ferramenta de apoio aos clínicos já teve o aval da Organização Mundial de Gastroenterologia, que agrega mais de uma centena de sociedades médicas.

A SII é uma desordem gastrointestinal crónica, de difícil diagnóstico, que causa dor, desconforto abdominal e alterações dos hábitos intestinais. Afeta grandemente a qualidade de vida e o bem-estar dos doentes. Até 75% das pessoas com SII podem não estar diagnosticadas e podem sofrer com os sintomas mais de quatro anos até receberem um diagnóstico médico formal correto.

Como explica Pedro Costa Moreira, gastroenterologista no Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, o diagnóstico adequado pode ser desafiante e incerto por diferentes razões, porque é uma patologia complexa, em que os sintomas podem variar de doente para doente com diferentes graus de severidade. A SII “necessita de uma abordagem semiológica cuidada e pormenorizada, tendo por base uma empática relação médico-doente”, explica.

Na opinião do médico, “a disponibilidade de algoritmos e outras ferramentas de apoio à prática clínica assumem uma grande mais-valia, ao permitirem uma melhor estruturação da consulta médica”. E acrescenta que “uma maior solidez e estratificação do raciocínio clínico permitem a melhor estratificação dos cuidados nas diversas fases da abordagem do utente: diagnóstico clínico, necessidade de meios complementares, abordagem terapêutica e monitorização”.

manual de diagnóstico de SII desenvolvido pelos três especialistas, com o apoio do centro de investigação do Biocodex Microbiota Institute, vem colmatar a preocupação com o diagnóstico tardio e com o tratamento adequado, em vésperas de mais um Dia Mundial da Síndrome do Intestino Irritável, que se assinala a 19 de abril por iniciativa do Support Group Community for IBS Patients, em parceria com organizações de todo mundo e onde se incluiu o Biocodex Microbiota Institute. Outro dos objetivos do manual é facilitar e melhorar a comunicação com os seus pacientes.

1 Comment

  1. Maria fernanda Pereira

    Concordo. Já sofro do mesmo problema há longos anos srm constarem concretamente do que se trata. De início há longos anos diziam que tinha.mts problemas de origem.nervosa. Volvidos tts anos continuam a dizer o mmo os.medicos e.nunca mais chegam a uma conclusão concreta.
    Sem dúvida que isto faz mal ao sistema nervoso causando ansiedade e stress. E assim atrasa o verdadeiro e real problema a definir.

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights