Dois funcionários dos Médicos Sem Fronteiras mortos em ataque no Burkina Faso

8 de Fevereiro 2023

Dois funcionários da organização não-governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF) morreram hoje num ataque de homens armados no noroeste do Burkina Faso, disse a instituição em comunicado.

“Na manhã de quarta-feira, 08 de fevereiro, um veículo claramente identificado dos Médicos Sem Fronteiras que transportava uma equipa médica de quatro pessoas na estrada entre Dédougou e Tougan (noroeste) foi alvejado por homens armados que alvejaram contra os ocupantes. Dois funcionários foram mortos e outros dois conseguiram fugir”, acrescentam os MSF.

“As duas vítimas, de nacionalidade burquinabê, trabalhavam para os MSF” desde junho de 2020, acrescenta a ONG, cujos membros estão “tristes e indignados com este assassínio”, segundo a presidente da ONG, Isabelle Defourny, citada no comunicado de imprensa.

“Este é um ataque deliberado e intencional a uma equipa humanitária claramente identificada, como parte da sua missão médica”, denunciou Isabelle Defourny.

Este foi o segundo ataque perpetrado hoje por alegados fundamentalistas islâmicos no Burkina Faso, depois de outro que resultou na morte de seis pessoas – três auxiliares do exército e três civis – no centro-leste, segundo um morador e uma fonte de segurança.

Neste ataque, perpetrado por volta das 05:00 locais (mesma hora em Lisboa) ficaram ainda feridas várias pessoas e foram registados danos significativos, designadamente casas incendiadas pelos agressores, segundo uma fonte da segurança, citada pela agência AFP.

O Burkina Faso, palco de dois golpes militares em 2022, está envolvido desde 2015 numa espiral de violência de extremistas islâmicos que começou no Mali alguns anos antes e se espalhou para os vizinhos Burkina Faso e Níger.

A violência provocou já milhares de mortos – civis e militares – e cerca de dois milhões de deslocados, segundo as autoridades burquinabês.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Fundação Champalimaud: Como os cérebros transformam sons em ações

Um novo estudo do Laboratório Renart, publicado na Current Biology, apresenta resultados que permitem a nossa compreensão sobre como as informações sensoriais e as escolhas comportamentais estão entrelaçadas dentro do córtex — a camada externa do cérebro que molda a nossa percepção consciente do mundo.

Xavier Barreto: “Não podemos andar de seis em seis meses a mudar tudo”

O presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) defendeu que uma das principais, e mais polémicas, reformas do Serviço Nacional de Saúde deve ser mantida pelo novo Governo. No âmbito da 13ª Conferência Valor APAH, Xavier Barreto afirmou: “A reforma das ULS deve ser mantida”.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights