Número de doentes em hospitalização domiciliária no HDS cresce 23%

12 de Fevereiro 2023

A Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) do Hospital Distrital de Santarém (HDS) admitiu, em 2022, 226 doentes, um aumento de 23% face a 2021, tendo sido realizadas 2.334 visitas e percorridos 36.610 quilómetros, afirma o HDS.

Em comunicado, o Hospital de Santarém afirma que, desde que a UHD entrou em funcionamento, em junho de 2019, foram avaliados 1.607 doentes, admitidos 568 e realizadas 6.911 visitas domiciliárias, tendo os profissionais permanecido na casa dos doentes 5.411 horas.

Salientando que, no total, foram percorridos 110.953 quilómetros, a administração acrescenta que a unidade tem vindo a alargar a cobertura geográfica, assegurando atualmente a prestação de cuidados às populações dos concelhos de Santarém, Alpiarça, Almeirim, Rio Maior e Cartaxo.

A UHD funciona em permanência e permite que “os doentes que reúnem um determinado conjunto de critérios clínicos, sociais e geográficos possam estar internados no conforto do seu domicílio”, sendo objetivo do HDS “aumentar a capacidade instalada e iniciar o processo de certificação da Unidade junto da Direção-Geral da Saúde”, acrescenta.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Enfermeiros querem reunir com António Gandra d’Almeida

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) saudou esta quarta-feira a eleição de António Gandra d’Almeida como novo diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde. Em declarações ao nosso jornal, o responsável afirmou que vai solicitar uma reunião com António Gandra d’Almeida e a nova equipa.

Fernando Araújo: Autorizações para contratar médicos “têm demorado menos que três dias úteis”

Na comissão parlamentar de Saúde, esta quarta-feira, Fernando Araújo apresentou os feitos da reforma do Serviço Nacional de Saúde e da equipa que liderou enquanto diretor executivo. A reforma “tem conseguido alterar esta burocracia, estes patamares administrativos, estes tempos que eram incomportáveis na gestão do SNS”, tendo decorrido com o envolvimento dos profissionais: “de baixo para cima”.

Fernando Araújo: “Não estive em nenhuma das reuniões do grupo de emergência”

O antigo diretor executivo, ouvido hoje na comissão parlamentar de Saúde, disse que a DE-SNS não teve conhecimento do plano estratégico do novo ministério. “Não é num tom de crítica, é apenas factual”, ressalvou. Para Fernando Araújo, não fazia sentido implementar medidas perante a vontade de “fazer algo diferente”.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights