UMinho atribui Prémio de Mérito Científico a António Salgado

18 de Fevereiro 2023

A Universidade do Minho entregou este sábado, na cerimónia do seu 49º aniversário, o Prémio de Mérito Científico 2023 a António Salgado, do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS) da Escola de Medicina. A distinção é atribuída anualmente a investigadores da UMinho que se destaquem pela sua atividade de excelência.

“É sempre muito importante ter o reconhecimento da instituição para a qual trabalho. É grande a honra de fazer agora parte de uma lista de premiados onde encontramos dos melhores cientistas da UMinho, inclusive dois meus antigos orientadores”, disse António Salgado. Acrescentou que “sendo a primeira vez que este prémio é atribuído a alguém que está na carreira de investigador, acaba por ser testemunho da qualidade do trabalho que os investigadores realizam dentro da universidade”.

Bracarense de 45 anos, António Salgado é licenciado em Biologia Aplicada, doutorado em Ciência e Tecnologia de Materiais – Engenharia de Tecidos e Materiais Híbridos, e agregado em Ciências da Saúde. É investigador coordenador e vice-presidente para a Investigação na Escola de Medicina da UMinho, liderando a equipa temática ReNEU no ICVS. Centra a investigação no desenvolvimento de estratégias terapêuticas em medicina regenerativa do sistema nervoso central através da utilização do secretoma de células estaminais. É autor de mais de 145 artigos científicos, 20 capítulos de livros e duas patentes, tendo editado também um livro. Foi incluído no ranking de Stanford/Elsevier, que reúne o top 2% de cientistas a nível mundial. É também presidente da Sociedade Portuguesa de Células Estaminais e Terapias Celulares. Ao longo da carreira teve várias distinções, como o Prémio Gulbenkian Investigação na Fronteira das Ciências da Vida e o Prémio de Investigação Melo e Castro, atribuído pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Dezasseis cientistas distinguidos

O Prémio de Mérito Científico já foi atribuído a 16 investigadores da UMinho. Lançado em 2009, destacou desde então Nuno Peres (Escola de Ciências), Rui L. Reis (Escola de Engenharia, hoje no I3B’s), Carlos Mendes de Sousa (Instituto de Letras e Ciências Humanas), Odd Rune Straume (Escola de Economia e Gestão), Nuno Sousa (Escola de Medicina), Armando Machado (Escola de Psicologia), José António Teixeira (Escola de Engenharia), Moisés de Lemos Martins (Instituto de Ciências Sociais), Paulo Lourenço (Escola de Engenharia), José González-Méijome (Escola de Ciências), Leandro Almeida (Instituto da Educação), Patrícia Jerónimo (Escola de Direito), António Vicente (Escola de Ciências), Helena Machado (Instituto de Ciências Sociais), Fernando Alexandre (Escola de Economia e Gestão), além de António Salgado.

PR/UM/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Paula Martins de Jesus sobre o Prémio MSD de Investigação em Saúde: “Queremos fazer acontecer a Ciência”

Começa a contagem regressiva: o prazo para a submissão de candidaturas à sexta edição do Prémio MSD de Investigação em Saúde está a esgotar-se. Em entrevista ao HealthNews, a Diretora Médica da MSD Portugal realça a importância do Prémio, defendendo que os jovens médicos “são capazes de transformar o mundo”. Os projetos candidatos devem ser apresentados até dia 19 de maio, no site do Prémio MSD de Investigação em Saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights