Alunos da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa venceram o SimUniversity Portugal

19 de Fevereiro 2023

São quatro os alunos da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), que constituem a equipa vencedora do SimUniversity Portugal 2023, que decorreu a 13 de janeiro, no Centro de Simulação da Nova Medical School.

Catarina Silva, Joana Ferreira, Miguel Bernardino e Raquel Barata vão agora representar Portugal no SimUniversity, competição europeia de simulação clínica promovida pela SESAM (Society for Simulation in Europe), durante o encontro anual desta organização, que em 2023 se realizará em Lisboa entre os dias 14 a 16 de junho. Esta é também a equipa vencedora da Cnilical Competition by AIMS Meeting 2023, desenvolvida em parceria com a Luz Learning Health.

Esta competição que acontece todos os anos, destina-se a alunos do 4.º ao 6.º anos de Medicina e é promovida pela Sociedade Portuguesa de Simulação Aplicada às Ciências da Saúde (SPSim). O objetivo do SimUniversity é de estimular o treino de competências técnicas e não-técnicas, bem como a aplicação de conhecimentos clínicos em cenários simulados.

O Hospital da Luz Learning Health – empresa da Luz Saúde dedicada a atividades de investigação, formação e inovação, tendo o maior Centro de Simulação atual do país – colaborou na seleção e no treino da equipa representante da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e coordenou depois a respetiva preparação.

A equipa realizou o SimSchool Med – um curso intensivo de simulação do Hospital da Luz Learning Health destinado a alunos de Medicina e jovens médicos, coordenado por André casado, que consiste no treino de equipas de emergência, com recurso a cenários simulados.

Nesta edição de 2023, participaram quatro equipas, em representação de quatro universidades de Medicina nacionais.

FMUL/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

DGS Define Procedimentos para Nomeação de Autoridades de Saúde

A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu uma orientação que estabelece procedimentos uniformes e centralizados para a nomeação de autoridades de saúde. Esta orientação é aplicável às Unidades Locais de Saúde (ULS) e aos Delegados de Saúde Regionais (DSR) e visa organizar de forma eficiente o processo de designação das autoridades de saúde, conforme estipulado no Decreto-Lei n.º 82/2009.

Ana Santos Almeida: ‘avançar na promoção da saúde da mulher

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, a Professora Ana Santos Almeida revela como o projeto AGEWISE revoluciona a compreensão da menopausa, explorando a interação entre o microbioma intestinal e as hormonas sexuais. Com o uso de Inteligência Artificial, o projeto promove intervenções personalizadas para melhorar a saúde das mulheres durante o envelhecimento.

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights