Especialistas alertam para risco “muito grave” de adiar tratamento da esclerodermia

26 de Junho 2020

A Associação Portuguesa de Doentes com Esclerodermia (APDE) refere que adiar consultas e tratamentos pode agravar a doença. De forma a promover um melhor conhecimento entre especialistas e doentes sobre a esclerodermia, a associação lança uma campanha de sensibilização para assinalar o dia mundial da doença. Em Portugal, a doença considerada rara afeta até 3 mil pessoas, sobretudo mulheres.

De acordo com a Presidente da APDE, Catarina Leite, “consultas e tratamentos adiados devido à Covid-19 constituem um risco acrescido em doentes com esclerodermia, que poderão ver a sua doença agravada”. Embora o novo coronavírus provoque uma maior vulnerabilidade assumida a estes doentes, a especialista reconhece que esta diminuição do controlo poderá ter consequências graves.

“Apesar de estes doentes poderem apresentar quadros mais graves de doença, caso sejam infetados, e de esta vulnerabilidade ser real, o risco de deixar a esclerodermia por tratar pode ser muito mais grave”. É por isso que Catarina Leire realça a necessidade dos doentes seguirem “as indicações do seu médico e não adiar consultas ou idas necessárias ao hospital”.

A esclerodermia é considerada pelos profissionais de saúde como uma doença rara crónica que afeta até  três mil portugueses. Esta pode afetar inúmeros órgãos e, por isso, é necessária uma vigilância e controlo regular aos doentes.

A propósito do Dia Mundial da Esclerodermia vai ser realizada uma campanha europeia da Federação Europeia de Associações de Esclerodermia (FESCA), com o slogan “O nosso sorriso é vulnerável, proteja-se para nos proteger”. Em Portugal esta campanha irá materializar-se com a distribuição de cartazes em hospitais e farmácias e com vídeos de profissionais de saúde, no sentido de esclarecer dúvidas aos doentes. ´

A campanha quer, assim, aumentar o conhecimento da doença de maneira a facilitar o diagnóstico, “já que, em média, um doente com esclerodermia tem de consultar até cinco médicos para conseguir um diagnóstico”.

A esclerodermia afeta sobretudo mulheres entre os 35 e os 45 anos. No entanto a doença pode manifestar-se em qualquer idade. “Por se tratar de uma doença rara, para se receber tratamento adequado é necessário encontrar um dos especialistas que se dedicam à doença, já que a mesma é desconhecida mesmo para muitos profissionais de saúde.” Em Portugal, a maioria dos especialistas trabalham nos grandes centros, como Lisboa, Porto e Coimbra, dificultando o acesso de alguns doentes.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights