Ilhas dos Açores sob aviso laranja devido ao vento e agitação marítima

26 de Fevereiro 2023

O Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) colocou sob aviso laranja as ilhas do Corvo e Flores, nos Açores, devido à agitação marítima e vento, até às 06:00 de segunda-feira.

O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

As ondas vão surgir de oeste e o vento soprará de sueste para sul, tendo ainda sido emitido um aviso amarelo relativo a precipitação para vigorar entre as 18:00 e as 21:00 de segunda-feira.

Nas ilhas de São Miguel e Santa Maria, que constituem o Grupo Oriental, vai vigorar um aviso amarelo relativo a precipitação entre as 06:00 e as 24:00 de terça-feira, podendo ser acompanhada de trovoada.

No Grupo Central, composto pelas ilhas de Terceira, Faial, Pico, São Jorge e Graciosa, o IPMA emitiu avisos amarelos para agitação marítima, vento e precipitação para segunda e terça-feira (até às 21:00).

O mau tempo que se faz sentir nos Açores deriva da passagem da depressão Kamiel, que se vai encontrar às 21:00 de segunda-feira a cerca de 500 quilómetros a oeste das Flores.

Prevê-se que a depressão Kamiel provoque um aumento significativo da intensidade do vento, com rajadas que poderão atingir os 130 quilómetros por hora no Grupo Ocidental e os 100 quilómetros no Grupo Central.

A partir de quarta-feira, espera-se que a agitação marítima aumente, com ondas que poderão chegar aos nove metros de altura no Grupo Ocidental, sete no Grupo Central e seis no Grupo Oriental.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDI dedica mês de maio à consciencialização para a Doença Inflamatória do Intestino (DII)

A APDI – Associação Portuguesa da Doença Inflamatória do Intestino, colite ulcerosa, doença de Crohn está a dedicar, mais uma vez, o mês de maio à consciencialização para a Doença Inflamatória do Intestino (DII) seguindo as indicações da EFFCA – Federação Europeia das  Associações de Doença de Crohn e Colite Ulcerosa que neste ano de 2024 escolheu como mote “A  DII não tem fronteiras”.

Nuno Jacinto: “A Medicina Geral e Familiar tem um papel central em todos os sistemas de saúde”

O presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) reforçou a importância da especialidade na promoção da saúde e prevenção da doença. No âmbito do Dia Mundial do Médico de Família, Nuno Jacinto falou ao HealthNews sobre os constragimentos que estes profissionais de saúde enfrentam e dos desafios que os cuidados de saúde primários enfrentam em Portugal.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights