Mulheres suspeitas de burlarem doentes em Olhão ficam em liberdade a aguardar julgamento

4 de Março 2023

Duas mulheres suspeitas de burlarem doentes com a promessa de tratamentos de várias patologias no sul do país vão aguardar julgamento em liberdade, mas impedidas de exercer a atividade e com apresentações periódicas às autoridades, informou hoje a Procuradoria.

As mulheres, uma portuguesa e outra estrangeira, com 40 e 67 anos, foram detidas na quinta-feira pela Polícia Judiciária, em Olhão, no distrito de Faro, indiciadas pelos crimes de burla qualificada, usurpação de funções e ofensa à integridade física agravada.

Em comunicado, a Procuradoria da República de Faro especificou que as detidas “abriram um estabelecimento comercial na cidade de Olhão em 2019, que designaram por ‘clínica’, o qual publicitaram nas redes sociais como oferecendo tratamento para doenças do foro psicológico, psiquiátrico e cancro”.

O estabelecimento, lê-se na nota, “era designado na publicidade pela Clínica da Nova Medicina e Homeopatia, com especificações como: ‘Aqui protegemos e Curamos Crianças, Adultos e Animais’; ‘Aqui nós curamos a Alma e o Corpo’; ‘Hipnoterapia, Psicologia, Homeopatia. Especialidades: Cancro, Ansiedade, Depressão’”, entre outras.

“A detida estrangeira designava-se por ‘Dra’ e auxiliada pela detida portuguesa vendia aos doentes comprimidos coloridos, clisteres e saquetas contendo um granulado”, é ainda referido.

Já os tratamentos, adiantou a Procuradoria, “consistiam em colocar fios no corpo do paciente e projetar num ecrã imagens do corpo humano e figuras geométricas de cor vermelha”.

De acordo com a Procuradoria, a investigação prossegue “para determinar a composição dos produtos que eram vendidos e o número concreto de pessoas enganadas”.

As duas mulheres foram ouvidas em primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Olhão e “ficaram impedidas de qualquer contacto com o exercício da atividade pela qual foram detidas e apresentações periódicas à autoridade policial da área de residência”, acrescentou a Procuradoria.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Grávida tem bebé em ambulância à porta de casa no Seixal

Um bebé nasceu hoje numa ambulância dos Bombeiros do Seixal, à porta de casa da grávida, enquanto eram aguardadas indicações sobre para que hospital se deveriam dirigir, dado que as urgências de obstetrícia do hospital de Almada estão fechadas.

Sofia Correia de Barros: “Portugal é Exemplo Mundial na Qualidade do Tratamento de Diálise”

Em entrevista exclusiva ao HealthNews, Sofia Correia de Barros, Presidente da Associação Nacional de Centros de Diálise (ANADIAL), destaca os desafios da literacia em saúde, a importância da prevenção e diagnóstico precoce da doença renal crónica, e faz o balanço das quatro décadas de trabalho da associação, sublinhando a necessidade de inovação e de uma maior valorização do setor em Portugal.

Slow Art: Um Caminho para o Bem-Estar

Num mundo acelerado, onde a atenção é cada vez mais fragmentada e o tempo limitado, a arte pode ser um espaço de silêncio, presença e reencontro com o essencial. Este é o mote do curso Slow Art: A Arte como um Caminho para o Bem-Estar, leccionado por Mário Rodrigues, no Museu do Oriente, a 10 de Maio.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights