Existem atualmente 8 ULS e, como anunciado publicamente, estão em fase adiantada de elaboração os planos estratégicos de outras 12 Unidades Locais de Saúde, nas regiões Norte, Centro, Alentejo e Lisboa e Vale do Tejo.
O Serviço Nacional de Saúde passará a dispor de 20 Unidades Locais de Saúde, que assegurarão respostas em saúde a mais de 30% da população portuguesa.
O comunicado de imprensa explica: “torna-se relevante que as ordens profissionais possam, do ponto de vista técnico, apoiar a criação de serviços integrados, envolvendo os profissionais nos diversos níveis de cuidados, promovendo os cuidados assistenciais, mas também a formação e a investigação, diferenciando e qualificando as respostas nas áreas da nutrição e da psicologia. Uma visão que alinha claramente com as funções e a missão da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde, no sentido de coordenar a resposta assistencial das unidades de saúde do SNS, assegurando o seu funcionamento em rede e a melhoria contínua do acesso a cuidados de saúde, com a participação dos utentes e das autarquias.”
PR/HN/RA
0 Comments