Ordens apresentam manual para a construção de serviços nas ULS

14 de Março 2023

A bastonária da Ordem dos Nutricionistas e o bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses irão apresentar, no dia 16 de março, pelas 11h, na sede da Direção Executiva do SNS, documentos orientadores para a construção de serviços de nutrição e psicologia no âmbito das Unidades Locais de Saúde (ULS).

Existem atualmente 8 ULS e, como anunciado publicamente, estão em fase adiantada de elaboração os planos estratégicos de outras 12 Unidades Locais de Saúde, nas regiões Norte, Centro, Alentejo e Lisboa e Vale do Tejo.

O Serviço Nacional de Saúde passará a dispor de 20 Unidades Locais de Saúde, que assegurarão respostas em saúde a mais de 30% da população portuguesa.

O comunicado de imprensa explica: “torna-se relevante que as ordens profissionais possam, do ponto de vista técnico, apoiar a criação de serviços integrados, envolvendo os profissionais nos diversos níveis de cuidados, promovendo os cuidados assistenciais, mas também a formação e a investigação, diferenciando e qualificando as respostas nas áreas da nutrição e da psicologia. Uma visão que alinha claramente com as funções e a missão da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde, no sentido de coordenar a resposta assistencial das unidades de saúde do SNS, assegurando o seu funcionamento em rede e a melhoria contínua do acesso a cuidados de saúde, com a participação dos utentes e das autarquias.”

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Nuno Rodrigues: “O Governo pode esperar seriedade, credibilidade e transparência do Sindicato Independente dos Médicos”

O médico de saúde pública Nuno Rodrigues, novo secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos, conversou com o HealthNews sobre a sua carreira, a atividade sindical, os objetivos do SIM no triénio 2024-2027, as relações com o Ministério da Saúde e o Serviço Nacional de Saúde. O Sindicato Independente dos Médicos tem propostas para aumentar o acesso dos portugueses à saúde e quer que até 2 de junho estas sejam analisadas e consideradas para o plano de emergência.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights