É na próxima sexta-feira que a Kyowa Kirin promove o o simpósio subordinado ao tema “Hipofosfatemia ligada ao cromossoma X (XLH) e a sua abordagem multidisciplinar”.
A sessão realiza-se no âmbito do XIII Congresso Português de Osteoporose, promovido pela direção da Sociedade Portuguesa de Osteoporose e Doenças Ósseas Metabólicas (SPODOM) que decorre entre os dias 23 e 26 março.
O simpósio da Kyowa Kirin irá contar com a participação de Davide Carvalho, presidente da European NeuroEndocrine Association e investigador do I3S como moderador e palestrante; Sara Ribeiro, Endocrinologista do Hospital de São João, do Porto e de Marta Pereira, nefrologista do Hospital de Santa Maria, em Lisboa.
As palestrantes irão abordar o tema “A Clínica: que sinais de alarme?” e “Gestão e seguimento do doente – a importância de uma equipa multidisciplinar”, respetivamente.
XLH é a forma hereditária mais comum de raquitismo ou osteomalacia . É uma patologia musculoesquelética causada por mutações no gene PHEX, caracterizada pela perda renal de fosfato, que provoca graves problemas no esqueleto e um grande espectro de comorbidades sistémicas .
É uma doença rara que se manifesta na infância e afeta 1 em 20.000 pessoas. Os doentes com XLH sofrem deformações ósseas, atraso motor, debilidade muscular e dores nos ossos e articulações que afetam a sua qualidade de vida, tornando um desafio as suas atividades diárias, os cuidados pessoais ou mesmo o descanso noturno.
LUSA/HN
Outros artigos com interesse:
0 Comments