BE questiona Governo sobre alegado assédio moral no hospital de Viana do Castelo

21 de Março 2023

O grupo parlamentar do Bloco de Esquerda (BE) questionou o Ministério da Saúde sobre o alegado assédio moral que foi denunciado por profissionais de saúde da Unidade de Saúde Local do Alto Minho (ULSAM), foi hoje divulgado.

As perguntas, enviadas na quarta-feira pela deputada e coordenadora do partido, Catarina Martins, ao ministério tutelado por Manuel Pizarro, surgem na sequência da denúncia pública feita no início do mês de “ocorrência de assédio laboral e moral na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) do hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo”.

“Na sequência destes abusos praticados nesta unidade hospitalar surgiu um abaixo-assinado, subscrito por mais de 40 profissionais da unidade, onde, segundo a comunicação social, é descrito um ambiente de constante crispação, atemorização e, sobretudo, de abespinhamento dos enfermeiros de serviço, que está a ter reflexo na sua vida pessoal e profissional, o que, em última análise, compromete a qualidade dos serviços prestados aos utentes”, refere o requerimento do BE, hoje enviado à Lusa.

Segundo o documento do BE, os profissionais de saúde descrevem também que no presente momento não existem condições que permitam à equipa de enfermagem efetuar o seu trabalho com o brio e o denodo que sempre lhes foi reconhecido.

Os profissionais referem que “nos últimos oito anos já passaram quatro enfermeiros pelo cargo de gestor e saíram, tendo a enfermeira agora cessante permanecido no cargo menos de um ano, o que diz muito sobre o ambiente (…) vivenciado no serviço e que, no curto e/ou, médio prazo, vai irremediavelmente acabar por ter reflexos na prestação de cuidados aos doentes”.

“O Bloco de Esquerda considera que esta é uma situação inaceitável”, pelo que considera “fundamental haver uma intervenção urgente por parte da tutela e das entidades fiscalizadoras”, sublinha o requerimento.

No documento, assinado por Catarina Martins, o partido quer saber se o Governo tem conhecimento do caso e que medidas serão adotadas para se apurar o sucedido.

O grupo parlamentar do BE questiona ainda se o Ministério da Saúde tem relato de situações similares na USLAM e se aquela unidade “dispõe de código de conduta para a prevenção e combate ao assédio no trabalho”.

No início do mês, o presidente do conselho de administração da ULSAM, Franklim Ramos, revelou ter instaurado um inquérito para apurar “os conflitos” denunciados pelo grupo de profissionais da UCI através de abaixo-assinado.

Na altura, em declarações à agência Lusa, Franklim Ramos, adiantou que “o conselho de administração recebeu grande parte dos profissionais que subscreveram o abaixo-assinado (…) e ouviu o que tinham a dizer”.

“Aquilo que eu ouvi é matéria para abrir um processo de inquérito. Foi o que eu fiz. E por aqui me fico”, afirmou, escusando-se a especificar as razões que motivaram aquela tomada de posição.

O responsável admitiu ser “natural” que “existam conflitos nas estruturas”, mas sublinhou que a ULSAM “tem ao seu dispor normativos legais para resolver este tipo de situações” sem ter de “andar a discutir as coisas na praça pública”.

Disse ainda que, na reunião, os profissionais de saúde “exprimiram o descontentamento” e referiu estar a aguardar “com calma e tranquilidade” as conclusões do inquérito.

A ULSAM gere os hospitais de Santa Luzia, em Viana do Castelo, e o hospital Conde de Bertiandos, em Ponte de Lima. Integra ainda 12 centros de saúde, uma unidade de saúde pública e duas de convalescença, servindo uma população residente de 231.488 habitantes nos 10 concelhos do distrito e algumas populações vizinhas do distrito de Braga.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

Finalistas do concurso “Três Minutos de Tese” da UAlg já são conhecidos

A apresentação pública das candidaturas selecionadas na primeira fase do concurso “Três Minutos de Tese (3MT-UAlg)” vai realizar-se no dia 11 de maio, às 14h30, no anfiteatro 1.5 do Complexo Pedagógico do Campus da Penha. Foram selecionados 25 candidatos, dos 53 que se apresentaram a concurso.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights