Apresentado Relatório da Diabetes 2023

3 de Abril 2023

O Observatório Nacional da Diabetes (OND) da Sociedade Portuguesa de Diabetologia apresentou publicamente o seu relatório anual “Diabetes - Factos e Números – Edição 2023”, relativo aos anos de 2019, 2020 e 2021, no dia 31 de março.

João Raposo, presidente da Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD), explicou: “neste relatório é possível começar a quantificar os efeitos da pandemia Covid-19 na saúde das pessoas com diabetes. Apesar da diminuição do número de consultas nos cuidados primários de saúde (-15,6% de consultas neste período), não houve alterações do controlo metabólico das pessoas diagnosticadas com diabetes. Por outro lado, houve uma diminuição significativa dos rastreios da retinopatia diabética (-50% no 1.º ano de pandemia), o que pode ter consequências graves na vida de quem tem diabetes e uma sobrecarga significativa para assegurar os tratamentos subsequentes necessários. Em termos de custos, e neste período, a diabetes representa cerca de 9% da despesa em saúde com crescimento significativo das rúbricas associadas aos medicamentos (424 milhões de euros em 2021) e aos internamentos (310 milhões de euros).”

“É a partir de dados como estes (…) que monitorizamos a nossa atividade em saúde e tomamos decisões fundamentadas” – “esta é uma das funções mais relevantes das sociedades científicas de que a SPD foi um exemplo pioneiro”, referiu ainda João Raposo.

“Como fica demonstrado neste relatório, a diabetes é uma das ameaças à sustentabilidade do nosso SNS. A acessibilidade aos melhores tratamentos tem de ser assumida a par de estratégias eficazes de prevenção e diagnóstico precoce”, concluiu o presidente da SPD.

O relatório foi apresentado na Escola Nacional de Saúde Pública, em Lisboa.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

Regresso de cirurgiões garante estabilidade no hospital Fernando Fonseca

O Serviço de Cirurgia Geral do Hospital Fernando Fonseca entra num novo ciclo de estabilidade com o regresso de quatro cirurgiões experientes, incluindo o antigo diretor. A medida, apoiada pelo Ministério da Saúde, visa responder às necessidades de 600 mil utentes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights