Doença de Parkinson: Projeto musical do Hospital de Braga vence prémio de investigação

10 de Abril 2023

O projeto Parkinsound, desenvolvido por médicos do serviço de neurologia do Hospital de Braga, foi distinguido com o prémio de melhor trabalho de investigação clínica no Congresso Nacional de Doenças do Movimento.

O estudo permitiu avaliar se a integração de doentes de Parkinson numa orquestra comunitária contribui para a melhoria dos sintomas e comportamentos. O Parkinsound, que contou com o apoio do município de Braga, surgiu de uma iniciativa da neurologista Margarida Rodrigues e do músico Pedro Santos e, além da investigação clínica, favoreceu a integração cultural e social de pessoas com doença de Parkinson. 

Os resultados da investigação do projeto Parkinsound sugerem que a participação na orquestra comunitária apresenta vantagens para os doentes de Parkinson que integraram o projeto piloto. “Foram aplicadas diferentes escalas de avaliação clínica da doença de Parkinson antes e depois da intervenção. Verificou-se que o grupo da orquestra teve uma melhoria significativa na escala de impressão clínica de melhoria em comparação com o grupo controlo”, sustenta a neurologista Margarida Rodrigues. 

Perante os resultados obtidos, o Serviço de Neurologia do Hospital de Braga pretende alargar o projeto a mais doentes e prolongar o tempo da intervenção, o que, segundo a neurologista Margarida Rodrigues, “permitirá verificar se os benefícios podem ser ainda mais robustos”. 

Um grupo de 22 doentes participou no Parkinsound, iniciativa que incluiu 15 ensaios e um concerto final, enquanto outro grupo de 21 doentes serviu de grupo de controlo. Os participantes na orquestra integraram diferentes categorias (percussão, vozes, eletrónica, teclas e sopros), tendo sido criadas várias músicas originais com o contributo dos doentes.

“A intervenção integrou processos motores (tocar instrumentos) e cognitivos (seguir pistas auditivas, visuais, ritmos e ainda colaborar na criação do espetáculo)”, explica a neurologista do Hospital de Braga, recordando que o concerto final do projeto “foi um momento muito emocionante para doentes e para as suas famílias, que puderam, com a ajuda de músicos, criar um espetáculo original, sobre a sua experiência com a doença de Parkinson”.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Dadores de órgãos aumentaram 17,9% em 2023

Portugal registou um total de 375 dadores de órgãos em 2023, um crescimento de 17,9% em comparação com o ano anterior, anunciou hoje o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST).

Ajutec vai garantir três dias de formação

A AJUTEC, reconhecida como uma das principais feiras de saúde, produtos de apoio e acessibilidade, está de volta à Exponor com o objetivo de “construir uma sociedade mais inclusiva e tecnologicamente avançada.” Até ao momento com 50 expositores confirmados, a feira procura impulsionar e promover empresas com soluções inovadoras nas seguintes áreas: Healthcare, Fisioterapia, Geriatria e Produtos de Apoio.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights