Ordem dos Médicos quer investigação rápida ao Hospital de Faro

14 de Abril 2023

O presidente do Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos defendeu hoje uma investigação rápida aos alegados erros e casos de negligência no serviço de Cirurgia do Hospital de Faro, para garantir a segurança dos doentes.

Paulo Simões deslocou-se hoje ao Hospital de Faro “para ouvir o que havia a reportar” sobre o funcionamento do serviço de Cirurgia geral, na sequência de denúncias feitas por uma médica interna à Polícia Judiciária.

O responsável disse aos jornalistas que o objetivo da visita foi o de “fazer uma primeira auscultação” para perceber o que é que se passa com o serviço do ponto de vista da organização.

Ao mesmo tempo, a deslocação permitiu falar com o conselho de administração do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), com a direção clínica, na perspetiva do ponto de vista de gestão, e com todos os médicos do serviço, quer os especialistas, quer os internos.

“O que pretendemos é que isto seja rapidamente investigado e concluído para se poder promover […] a segurança em relação aos doentes […] e, por outro lado, a confiança que é também necessária instalar, se assim for, identificando as situações que estão menos bem ou aquelas que necessitam de alguma correção”, notou.

O responsável adiantou que no encontro obteve mais informação que “irá ser reportada para uma reunião” com a comissão de médicos independentes.

A criação de uma comissão técnico-científica de peritos, médicos independentes, para avaliar os alegados erros e casos de negligência no serviço de Cirurgia do Hospital de Faro, foi anunciada na passada terça-feira pela Ordem dos Médicos.

Na segunda-feira, o Ministério Público (MP) anunciou a instauração de um processo para averiguar as denuncias feitas pela médica interna Diana Pereira, sobre casos ocorridos entre janeiro e março deste ano com 11 doentes, dos quais “três morreram, dois estão internados nos cuidados intermédios” e os restantes tiveram lesão corporal associada a erro médico.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

Torres Novas recebe IV Jornadas de Ortopedia no SNS

O Centro de Responsabilidade Integrado de Ortopedia da ULS Médio Tejo organiza as IV Jornadas dos Centros de Responsabilidade Integrados na área da Ortopedia este sábado, 12 de abril, no Teatro Virgínia, em Torres Novas. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais.

SPMS alerta para esquema de phishing em nome do SNS

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) alertam para um esquema fraudulento envolvendo mensagens SMS em nome do SNS. As falsas comunicações pedem atualização de registo para evitar perda de acesso aos cuidados de saúde, mas visam roubar dados pessoais ou instalar vírus.

Saúde mental prioritária: 1 psicólogo por cada 500 alunos

A nova Lei n.º 54/2025 estabelece um rácio de 1 psicólogo por cada 500 alunos nas escolas públicas e cria uma rede de serviços de psicologia no ensino superior, incluindo uma linha telefónica gratuita. Estas medidas reforçam a saúde mental e o bem-estar educacional em Portugal.

IGAS processa Eurico Castro Alves

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) anunciou hoje ter instaurado em novembro de 2024 um processo ao diretor do departamento de cirurgia do Hospital Santo António, no Porto.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights