2,5 milhões para investigação em ciências biomédicas na Universidade de Coimbra

20 de Abril 2023

Na próxima quarta-feira, dia 26 de abril, a partir das 9 horas, vai decorrer a apresentação pública do projeto "EXCELScIOR", financiado com cerca de 2,5 milhões de euros, no âmbito das ERA Chair Actions, para reforçar a investigação em ciências biomédicas na Universidade de Coimbra.

Este mecanismo de financiamento da Comissão Europeia apoia universidades e centros de investigação para que possam atrair e manter recursos humanos qualificados e, em simultâneo, potenciar a investigação de excelência nos seus domínios de atuação.

O evento vai decorrer no Colégio da Trindade da Universidade de Coimbra (UC) e vai contar com diversas intervenções durante a manhã, nomeadamente do presidente do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC-UC) e do Centro de Inovação em Biomedicina e Biotecnologia (CIBB), Luís Pereira de Almeida; e do coordenador do “EXCELScIOR” e vice-presidente do CNC-UC, Paulo Oliveira.

Durante a tarde, pelas 16 horas, vai decorrer a intervenção do “ERA Chair Holder” do “EXCELScIOR”, John Ioannidis, professor da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos da América, considerado por Paulo Oliveira “um dos investigadores mais cotados a nível mundial, sendo a pessoa certa para criar este novo grupo de investigação”. John Ioannidis vai apresentar a comunicação “Evaluating research practices and the academic reward system”, que decorre também no Colégio da Trindade e que é aberta a todos os interessados. A sessão de apresentação pública do projeto vai ser encerrada pelo Reitor da UC, Amílcar Falcão.

Coordenado por Paulo Oliveira, investigador e vice-presidente do CNC-UC, o projeto “vai permitir criar um grupo de investigação muito forte na Universidade de Coimbra numa área muito relevante, a metaciência”, explica o coordenador. “Sabemos que uma porção significativa da ciência que se faz tem problemas de reprodutibilidade, devidos a erros na conceção do processo científico. Este novo grupo da UC vai não só analisar a qualidade da ciência que se faz na Universidade de Coimbra nos mais variados domínios, como desenhar processos que levem a que a nossa ciência seja cada vez melhor, e sobretudo que tenha mais impacto”, contextualiza Paulo Oliveira.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights