Ordem dos Psicólogos organiza VI Encontro Luso-Espanhol na Guarda

4 de Maio 2023

O VI Encontro Luso-Espanhol de Psicologia, organizado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) e Conselho Geral de Psicologia de Espanha - COP, decorre no dia 26 de maio, na Guarda.

Em comunicado, a OPP avança que a “acessibilidade e inclusão social são temas centrais do evento” que junta psicólogos dos dois países.

A sessão de abertura contará com a presença do Bastonário da OPP, Francisco Miranda Rodrigues, do Presidente do COP, Francisco Santolaya, e do Presidente da Câmara Municipal da Guarda, Sérgio Costa.

Na parte de manhã está ainda prevista a entrega de Prémios Ibéricos de Psicologia.

De seguida será iniciado o debate sobre “D(eficiência): Abraçar a diversidade e transformar a diferença em valor”, conduzida por Javier Arrellanos.

Segue-se uma mesa com o mesmo tema onde vão participar Jorge Pereira, Leonor Carvalho, Tomas Castillo e Ana Sánchez. Será moderada pela vice-presidente da OPP Sofia Ramalho.

Na parte da tarde, será discutido o tema “Pobreza(s): A pobreza, que abrange mais ausência(s) e escassez para além dos recursos materiais”. Este tópico também irá contar uma mesa sobre este tema com Isabel Soares, Laura Vallejo Slocker e Pedro Altungy Labrador, moderada por Tiago Pereira, membro da direção da OPP.

A sessão será encerrada com uma declaração conjunta do COP e da OPP.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Prioridades para a Saúde nas Legislativas 2025: Propostas de Pedro Pita Barros

Pedro Pita Barros, especialista em economia da saúde e professor da Nova School of Business and Economics (Nova SBE), propõe para as legislativas de 18 de maio um reforço do SNS, valorização dos profissionais, aposta nos cuidados primários e continuados, redução dos pagamentos diretos das famílias, estabilidade na gestão das ULS e consensos na saúde oral e mental, destacando a necessidade de medidas concretas e transversais

Carlos Cortes: Prioridades da Ordem dos Médicos para o XXV Governo

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos, defende que o próximo Governo deve apostar na valorização dos recursos humanos, na reforma da gestão do SNS e na centralidade da pessoa nos cuidados de saúde. Propõe políticas de retenção de médicos, autonomia de gestão e humanização transversal do sistema.

Prioridades para a Saúde: Propostas de Fernando Leal da Costa para o XXV Governo Constitucional

Fernando Leal da Costa, Professor Universitário e ex-ministro da Saúde, defende como prioridades para o próximo Governo: revisão da Lei de Bases da Saúde e do Estatuto do SNS, reforma administrativa, reforço da gestão local, digitalização dos processos clínicos, controlo estatal da ADSE, redefinição dos recursos humanos, avaliação da eficiência, renovação hospitalar e aposta na prevenção.

Legislativas / Propostas dos partidos para a Saúde

Com a saúde como tema prioritário nos programas eleitorais, os partidos com assento parlamentar focam-se no aumento da remuneração dos profissionais, com a esquerda a ir mais longe para fixar médicos no Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Os programas eleitorais divergem sobretudo em matéria de parcerias público-privadas (PPP’s) em que os partidos mais à esquerda querem o fim destes contratos com privados enquanto a direita defende a sua eficácia.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights