29 CNMI – Doenças Infeciosas na MI

7 de Maio 2023

"Doenças Infeciosas na MI" foi o tema de uma das mesas-redondas do 29.º CNMI, no qual Margarida França, André Silva Pinto e Estér Ferreira deram o seu contributo.

“Eu sou especialista em Doenças Infeciosas e acredito que esta discussão num congresso de Medicina Interna seja de extrema importância. Isso deve-se ao facto de que a infeção é uma das principais causas de morbidade e mortalidade entre os doentes da Medicina Interna e, portanto, é fundamental que os médicos que atuam nesta área estejam preparados para diagnosticar e tratar essas infeções adequadamente. Além disso, a interação entre as especialidades pode promover a troca de conhecimento e experiência, o que pode levar a avanços significativos no diagnóstico e tratamento das doenças infeciosas”, começou por referir André Silva Pinto.

Acerca do seu tema em específico “Início de imunossupressão: profilaxia e reativação de infeção latente”, o palestrante falou sobre as estratégias para prevenir infeções em doentes imunodeprimidos ou sob imunomodulação. Considerou ser uma questão importante, uma vez que a imunossupressão é cada vez mais comum em doentes com doenças autoimunes ou cancro (há estimativas que descrevem até 6% de imunossupressão na população geral). Apesar de ser muitas vezes necessária para tratar essas doenças, a imunossupressão aumenta significativamente o risco de infeção. As estratégias que André Silva Pinto abordou incluem a revisão da vacinação dos doentes, a deteção e tratamento de infeções latentes, a avaliação do contexto epidemiológico e a necessidade de profilaxia antimicrobiana.

“Este é um processo complexo e individualizado para cada doente, mas que é importante para os proteger”, terminou.

Sobre o 29.º CNMI, afirmou que “é uma oportunidade única para expandir as pontes de colaboração entre a Medicina Interna e outras especialidades, como a de doenças infeciosas. A Medicina Interna é uma especialidade que aborda a complexidade e a integralidade do doente, e as doenças infeciosas são um tema recorrente na prática diária de muitos internistas. A colaboração entre especialidades pode levar a uma melhor compreensão e abordagem das doenças infeciosas em doentes geridos pelo internista”.

NR/HN/29CNMI

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

Finalistas do concurso “Três Minutos de Tese” da UAlg já são conhecidos

A apresentação pública das candidaturas selecionadas na primeira fase do concurso “Três Minutos de Tese (3MT-UAlg)” vai realizar-se no dia 11 de maio, às 14h30, no anfiteatro 1.5 do Complexo Pedagógico do Campus da Penha. Foram selecionados 25 candidatos, dos 53 que se apresentaram a concurso.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights