Programa Gilead GÉNESE 2023: candidaturas terminam a 15 de junho

18 de Maio 2023

As candidaturas à 9.ª Edição do Programa Gilead GÉNESE estão abertas até ao próximo dia 15 de junho.

Os projetos de investigação e de iniciativa comunitária nas áreas de Virologia (hepatites virais crónicas, infeção por VIH/SIDA e Long COVID) e Oncologia (Hemato-oncologia, com foco nas Neoplasias Linfoides – de células precursoras e de células maduras –, e Cancro de Mama) deverão ser submetidos através do website oficial do Programa, em www.gileadgenese.pt.

O Programa Gilead GÉNESE foi criado em 2013 com a ambição de incentivar a investigação, a produção e a partilha de conhecimento científico a nível nacional e de viabilizar iniciativas que conduzam à implementação de boas práticas no acompanhamento dos doentes, e tornou-se uma referência na área da responsabilidade social corporativa, graças ao impacto que tem gerado através da viabilização de diversos projetos envolvendo um leque diversificado de entidades.

À semelhança das edições anteriores, a 9.ª edição do Programa Gilead GÉNESE conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República, que mais uma vez reconhece a relevância desta iniciativa destinada a apoiar projetos nacionais de natureza científica e de iniciativa comunitária que promovam a inovação e a geração de conhecimento, com bolsas de até 40.000 euros por projeto.

A avaliação das candidaturas apresentadas encontra-se a cargo de Comissões Externas de Avaliação, constituídas por peritos de diferentes áreas do saber, e que são responsáveis pela apreciação da qualidade, pertinência e caráter inovador dos projetos submetidos, segundo critérios de avaliação previamente estabelecidos.

Na sua vertente de Investigação, o Programa Gilead GÉNESE privilegia projetos que promovam a geração de resultados em saúde, a investigação com aplicação clínica e a implementação de sistemas de informação em saúde. Na vertente Comunidade, tem como foco os projetos que promovam a qualidade de vida, o diagnóstico e ligação aos cuidados de saúde e a participação cívica e cidadania de modo inovador e com impacto na vida dos doentes.

Ao longo de oito edições, o montante global de financiamento atribuído aos 101 projetos apoiados ascende a dois milhões e duzentos mil euros, reforçando o compromisso da Gilead com a melhoria dos cuidados de saúde e com as comunidades em Portugal.

Mais informações sobre o regulamento da 9.ª edição estão disponíveis no website do Programa (www.gileadgenese.pt).

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights