Venda de medicamentos cai 7.2% em agosto

15 de Setembro 2020

O mês de agosto registou uma queda no valor e no número de unidades de medicamentos vendidos no território nacional em relação ao mesmo mês do ano passado -4,4% e -7,2% respetivamente.

Esta tendência é verificada mais acentuadamente no segmento de Consumer Healthcare, que se traduziu na venda de menos 700 mil unidades, correspondente a uma perda monetária no valor de 6,53 milhões de euros, de acordo com a Health Market Research (HMR).

Dentro deste segmento, a quebra nas vendas é justificada através da redução das vendas de produtos sazonais de Personal Care, como protetores solares ou produtos de emagrecimento. Só em agosto deste ano venderam-se menos 17,8% destes produtos em relação ao mesmo mês do ano passado. Em relação ao mês de julho deste ano, a venda de protetores solares diminuiu quase para metade.

De acordo com os valores apresentados pela HMR, também o segmento Pharmaceutical registou uma quebra em volume de vendas (-7,2%) e valor (-4,4%), relativamente ao período homólogo.

No que diz respeito a medicamentos com necessidade de prescrição médica, tanto os medicamentos de marca como os genéricos apresentam uma quebra de -3,9% e -3,4% em valor, respetivamente. Em volume, venderam-se -6,4% de caixas de medicamentos de marca, e -5,4% de caixas de medicamentos genéricos.

Já para os medicamentos sem necessidade de prescrição, venderam-se em agosto de 2020 -12,6% de unidades. A venda destes medicamentos de marca caiu -11,6%, e os genéricos caíram também 11,6%.

Ainda assim, e apesar das quebras no mercado acumuladas ao longo dos últimos meses, o mercado farmacêutico apresenta uma evolução positiva para os últimos 12 meses, com um crescimento de 1,5% em volume e 3,7% em valor.

NR/João Marques

 

 

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

Finalistas do concurso “Três Minutos de Tese” da UAlg já são conhecidos

A apresentação pública das candidaturas selecionadas na primeira fase do concurso “Três Minutos de Tese (3MT-UAlg)” vai realizar-se no dia 11 de maio, às 14h30, no anfiteatro 1.5 do Complexo Pedagógico do Campus da Penha. Foram selecionados 25 candidatos, dos 53 que se apresentaram a concurso.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights