Fígado Gordo: Especialistas alertam para importância da prevenção e tratamento precoce

12 de Junho 2023

A Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF) vai promover uma ação de consciencialização para a Esteatose Hepática Não-Alcoólica, mais conhecida como Fígado Gordo. A iniciativa visa alertar a população para a importância de prevenir, detetar e tratar precocemente esta doença.

De acordo com a APEF, a Esteatose Hepática Não-Alcoólica “é uma doença silenciosa” que pode afetar “quer crianças quer idosos”. A patologia “pode não causar lesão no fígado, mas, nalguns casos, pode causar inflamação deste órgão, e evoluir para cirrose hepática ou cancro do fígado.”

Apesar de poder danos gravosos na saúde dos doentes e levar, inclusivamente, à morte o fígado gordo é uma doença prevenível e evitável”.

O presidente da associação explica que “a quantidade de gordura no fígado pode ser reduzida através de alterações no estilo de vida. Por esta razão, recomenda-se que as pessoas mantenham uma alimentação mais equilibrada e saudável, favorecendo alimentos ricos em fibras e evitando alimentos compostos por gorduras saturadas; e que pratiquem cerca de 60 minutos de atividade física por dia. Não precisa ser tudo ao mesmo tempo. Andem mais, subam escadas e façam exercício, sempre que for possível”.

Estima-se que a doença afete mais de 1 milhão de portugueses.

PR/HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Angelini Pharma anuncia lançamento de novo medicamento

A Angelini Pharma Portugal acaba de anunciar o lançamento no mercado português de cenobamato, um fármaco anticrise epilética (FACE) para o tratamento adjuvante de crises focais, com ou sem generalização secundária.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights