Papa encontra-se bem após operação e quer retomar o trabalho

10 de Junho 2023

O secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin, explicou que o Papa Francisco está bem e expressou o desejo de retomar o trabalho após a operação a uma hérnia abdominal a que se submeteu na quarta-feira.

“O Papa está bem, a operação correu bem, as notícias que recebi, à margem do que foi publicado, informam que o pós-operatório é positivo. O Papa já manifestou o desejo de retomar o trabalho”, afirmou o cardeal italiano aos órgãos de comunicação social, à margem da iniciativa “Não sós”, da fundação “Fratelli Tutti”.

Sobre a alta hospitalar, Parolin explicou que “dependerá dos médicos”.

O Vaticano comunicou que Francisco passou “bem” a terceira noite no hospital Gemelli, em Roma, e que durante o dia será publicado um novo boletim médico.

Na sexta-feira, foi anunciado que o período pós-operatório decorre de forma “normal”. O Papa não tem febre, foi retirada a terapia intravenosa, os parâmetros hemodinâmicos estão “normais” e continua a alimentar-se com uma dieta líquida.

Na terceira tarde de internamento esteve a rezar e dedicado a “atividades laborais”, não detalhadas, e depois recebeu a eucaristia.

O comunicado do Vaticano acrescentava que Francisco, de 86 anos, “está emocionado” com as numerosas mensagens que continua a receber neste momento, sobretudo de crianças que, tal como o Papa, estão internadas no Gemelli e que lhe enviaram alguns postais com palavras de ânimo.

Está previsto que o Papa se desloque a Portugal na primeira semana de agosto para a Jornada Mundial da Juventude.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Idade da reforma sobe para 66 anos e nove meses em 2026

A idade da reforma deverá subir para os 66 anos e nove meses em 2026, um aumento de dois meses face ao valor que será praticado em 2025, segundo os cálculos com base nos dados provisórios divulgados hoje pelo INE.

Revolução no Diagnóstico e Tratamento da Apneia do Sono em Portugal

A Dra. Paula Gonçalves Pinto, da Unidade Local de Saúde de Santa Maria, concorreu à 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH), com um projeto inovador para o diagnóstico e tratamento da Síndrome de Apneia Hipopneia do Sono (SAHS). O projeto “Innobics-SAHS” visa revolucionar a abordagem atual, reduzindo significativamente as listas de espera e melhorando a eficiência do processo através da integração de cuidados de saúde primários e hospitalares, suportada por uma plataforma digital. Esta iniciativa promete não só melhorar a qualidade de vida dos doentes, mas também otimizar os recursos do sistema de saúde

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

Cerimónia de Abertura da 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde: Inovação e Excelência no Setor da Saúde Português

A Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH) realizou a cerimónia de abertura da 17ª edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, destacando a importância da inovação e excelência no setor da saúde em Portugal. O evento contou com a participação de representantes de várias entidades de saúde nacionais e regionais, reafirmando o compromisso com a melhoria contínua dos cuidados de saúde no país

Crescer em contacto com animais reduz o risco de alergias

As crianças que crescem com animais de estimação ou em ambientes de criação de animais têm menos probabilidade de desenvolver alergias, devido ao contacto precoce com bactérias anaeróbias comuns nas mucosas do corpo humano.

MAIS LIDAS

Share This