Universidade de Coimbra lidera projeto de 9,5 ME para combater obesidade

27 de Junho 2023

A Universidade de Coimbra vai liderar um projeto de 9,5 milhões de euros (ME), financiado pela Comissão Europeia, para combater a obesidade e promover estilos de vida saudáveis, que conta com a participação de 16 parceiros europeus.

O projeto “PAS GRAS: redução de riscos metabólicos, determinantes ambientais e comportamentais da obesidade em crianças, adolescentes e jovens adultos”, vai ser apresentado na quinta-feira, a partir das 09:30, no Colégio da Trindade, no Polo I da Universidade de Coimbra (UC), na Alta da cidade.

Segundo o coordenador Paulo Oliveira, o projeto tem como objetivos “calcular o risco individual da obesidade e suas complicações, reforçar inovação de base biológica e o desenvolvimento de novas abordagens para promover estilos devida saudáveis, que passam pela adoção da dieta mediterrânica e seus componentes específicos, aumento da atividade física, aumento da literacia em ciência e saúde”.

O investigador do Centro de Neurociências e Biologia Celular da UC sublinha que o projeto “está profundamente comprometido com ações para promover e manter mudanças de comportamento nos padrões de consumo e de produção de alimentos, bem como no envolvimento de setores muito relevantes como a indústria alimentar, retalhistas, produtores primários, serviços de restauração, assim como centros de saúde, centros de ciência e clubes desportivos”.

No final do “PAS GRAS”, que tem duração de cinco anos, Paulo Oliveira espera “contribuir com evidência científica sobre a biologia da obesidade, mas também reunir os resultados da campanha internacional de sensibilização, no sentido de produzir recomendações cada vez mais próximas das necessidades de todos e de cada um”.

O projeto foi um dos seis aprovados pelo programa Horizonte Europa, no pilar II do ‘cluster’ da saúde, integrado nos Desafios Globais e Competitividade Industrial Europeia, tendo nascido do interesse comum dos investigadores em estudar determinantes biológicos, metabólicos e ambientais da obesidade.

A sessão de apresentação contará com intervenções do reitor da UC, Amílcar Falcão, e do coordenador do Centro de Inovação em Biomedicina e Biotecnologia (formado pelo Centro de Neurociências e Biologia Celular, Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra e Centro de Estudos e Investigação em Saúde), Luís Pereira de Almeida, além do coordenador Paulo Oliveira.

O lançamento do projeto vai contar ainda com comunicações de três “reputados cientistas na área da obesidade”, que integram a comissão de aconselhamento externa – Philipp Scherer e John P. A. Ioannidis (Estados Unidos da América) e Casper Schalkwijk (Países Baixos).

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Portugal tem101 médicos especializados em cuidados a idosos

Portugal conta com 101 médicos geriatras especializados em cuidados a idosos, segundo a Ordem dos Médicos, uma especialidade médica criada no país há dez anos mas cada vez com maior procura devido ao envelhecimento da população.

Mudanças de comportamento nos idosos podem indiciar patologias

Mudanças de comportamento em idosos, como isolar-se ou não querer comer, são sinais a que as famílias devem estar atentas porque podem indiciar patologias cujo desenvolvimento pode ser contrariado, alertam médicos geriatras.

MAIS LIDAS

Share This