PS acusa líder do PSD de procurar reescrever a História sobre criação do SNS

6 de Julho 2023

O líder parlamentar socialista acusou hoje o presidente do PSD de tentar reescrever a História sobre a criação do Serviço Nacional de Saúde (SNS), no segundo Governo de Mário Soares (1977/1978), frisando que os sociais-democratas votaram contra.

Eurico Brilhante Dias falava em conferência de imprensa, no parlamento, em reação a declarações hoje proferidas por Luís Montenegro, durante uma visita ao centro de saúde de Algueirão Mem-Martins, no concelho de Sintra.

Segundo Luís Montenegro, “ao contrário do que muitas vezes se diz, o PSD está intimamente ligado à criação do SNS e ao apetrechamento das condições que o fizeram funcionar todos estes anos”.

Para o presidente do Grupo Parlamentar do PS, é preciso “acabar com esta farsa”.

“Que não se tente reescrever a história. O SNS existe, apesar de o PPD/PSD ser contra”, contrapôs.

Segundo Eurico Brilhante Dias, Luís Montenegro “tenta reescrever a história do período da troika e do Governo PSD/CDS” liderado por Pedro Passos Coelho.

“E tem vindo sempre a tentar reescrever a história sobre o SNS. É absolutamente falso que o PSD tenha estado em alguma circunstância na origem do SNS. O PSD [em 1978] votou contra a lei do SNS, assim como o CDS e os então deputados sociais-democratas”, especificou.

“É falso que o PSD tenha sido promotor e tenha estado na origem do SNS. Se alguém criou o SNS foi o PS e a esquerda portuguesa. Quem tem vindo a defender é o PS em diferentes circunstâncias, inclusive quando o PSD foi Governo”, acrescentou.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

DGS Define Procedimentos para Nomeação de Autoridades de Saúde

A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu uma orientação que estabelece procedimentos uniformes e centralizados para a nomeação de autoridades de saúde. Esta orientação é aplicável às Unidades Locais de Saúde (ULS) e aos Delegados de Saúde Regionais (DSR) e visa organizar de forma eficiente o processo de designação das autoridades de saúde, conforme estipulado no Decreto-Lei n.º 82/2009.

Ana Santos Almeida: ‘avançar na promoção da saúde da mulher

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, a Professora Ana Santos Almeida revela como o projeto AGEWISE revoluciona a compreensão da menopausa, explorando a interação entre o microbioma intestinal e as hormonas sexuais. Com o uso de Inteligência Artificial, o projeto promove intervenções personalizadas para melhorar a saúde das mulheres durante o envelhecimento.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights