Foram criados três laboratórios informáticos com o propósito de promover a estreita ligação entre os resultados de investigação neste âmbito e o desenvolvimento e melhoria dos processos no setor industrial nacional.
Estes espaços foram dotados com computadores com um hardware e software capazes de responder aos mais recentes desafios inerentes à recolha, tratamento, análise e visualização de grandes volumes de dados, sublinha a universidade.
Segundo Vítor J. Sá, coordenador da área de Computação e Ciência de Dados da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, “o novo instituto dará um importante contributo ao nível do ensino, da investigação e de colaboração com o setor empresarial, que em Braga é particularmente ativo e criativo, para impulsionar a era da inteligência artificial e da tomada de decisão baseada em evidências, a qual acontece com a descoberta de padrões existentes nos dados que apenas os computadores, quando devidamente programados, conseguem desvendar”.
A criação do ICCD surge após a abertura da Licenciatura em Ciência de Dados Aplicada, em 2022. Do plano estratégico aprovado, constam parcerias com empresas tecnológicas e competitivas da região do Minho.
PR/HN/RA
0 Comments