Ministro subscreve demissão de Ayres de Campos pela Administração do Santa Maria

20 de Julho 2023

No debate sobre o Estado da Nação, hoje, o Bloco de Esquerda acusou a Presidente do Conselho de Administração de mentir ao parlamento sobre os motivos que levaram aos despedimentos na obstetrícia do Hospital Santa Maria, e o ministro saiu em defesa de Ana Paula Martins.

“Não consigo acompanhar o tom com que se dirigiu à Senhora Professora Ana Paula Martins, Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Lisboa Norte. (…) Tenho toda a confiança na forma dedicada ao serviço público como ela está a dirigir um dos maiores hospitais públicos do país”, foi a resposta de Manuel Pizarro às acusações da deputada Isabel Pires.

Hoje, na Assembleia da República, a bloquista disse que a Presidente do Conselho de Administração mentiu ao parlamento quando disse que “a exoneração dos chefes de urgência de obstetrícia do Santa Maria tinha sido por razões clínicas, que tinha a ver com o declínio da produtividade”. “De 2021 para 2022, houve aumento do número de partos, aumento do número de consultas externas, aumento de urgências e, portanto, os indicadores melhoraram. (…) Estão a destruir o serviço de obstetrícia e de maternidade. Dentro de pouco tempo, com as rescisões que estão aí à porta, pode não haver equipa para quando essas obras estiverem concluídas”, acrescentou a deputada.

Ainda sobre o Hospital de Santa Maria, mas em resposta ao deputado João Dias, do PCP, o ministro da Saúde frisou que o SNS recorre ao privado, “e bem”, “de forma complementar” – “precisamente para garantir que durante o decorrer de uma obra absolutamente indispensável, aguardada há décadas, na sala de partos e no bloco de partos do Hospital de Santa Maria, tudo é tratado com a devida segurança”.

O PSD confrontou o ministro com o número de portugueses sem médico de família e em lista de espera, pediu esclarecimentos sobre a contratação de médicos estrangeiros, e Rui Cristina frisou ainda que, até maio, o governo executou “apenas 8% do investimento previsto para este ano”.

Segundo o ministro da Saúde, em relação aos médicos de família, “agora, conforme as listas de colocação dos médicos que foram recrutados forem sendo aumentadas, esperamos que o número vá melhorando progressivamente, como há de melhorar, com a transformação das USF de modelo A em modelo B e com o facto de nós termos hoje 608 unidades de saúde familiares, mais 25% do que aquelas que existiam em 2015”. “[A contratação de médicos estrangeiros] será feita nos mesmos exatos termos em que o governo do seu partido o fez em 2012”, retorquiu o ministro.

HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SPAIC certifica unidades de asma grave em Portugal

A Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) lançou o “Guia para a Certificação de Unidades de Asma Grave”, visando reconhecer oficialmente centros especializados na abordagem da asma grave. Em Portugal, 5% dos adultos com asma enfrentam esta condição debilitante.

O que a escola sabe, a saúde precisa de conhecer

Sérgio Bruno dos Santos Sousa
Mestre em Saúde Pública
Enfermeiro Especialista de Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública na ULSM
Gestor Local do Programa de Saúde Escolar na ULSM
ORCID

Cristo Rei ilumina-se de azul no Dia Mundial da Doença de Parkinson

No próximo dia 11 de abril, o Cristo Rei será iluminado de azul em Almada como parte da iniciativa global Spark the Night, que visa aumentar a consciencialização sobre a Doença de Parkinson. Este movimento simboliza apoio aos milhões de pessoas afetadas pela condição neurodegenerativa.

Conferência Sustentabilidade em Saúde regressa ao CCB

No dia 1 de julho, entre as 09h00 e as 13h00, o Centro Cultural de Belém acolhe a 13ª Conferência Sustentabilidade em Saúde. Organizada pela AbbVie e o Expresso, o evento apresentará o Índice Saúde Sustentável e discutirá o impacto da inteligência artificial na saúde.

Update em Medicina 2025: Inscrições Encerram a 18 de Abril

As inscrições para o Update em Medicina 2025 terminam a 18 de abril. O evento decorre de 30 de abril a 2 de maio no Convento de São Francisco, em Coimbra, com um formato híbrido que combina sessões presenciais e online, abrangendo temas essenciais da prática clínica.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights