Síndrome de Sjögren afeta cerca de três em mil portugueses

21 de Julho 2023

A Síndrome de Sjögren (SS) é uma doença crónica sistémica, que afeta cerca de três em mil portugueses. Envolve maioritariamente as mulheres, e pode surgir em qualquer idade, embora a maioria dos casos se iniciem entre os 40 e os 60 anos.

A doença caracteriza-se pela inflamação das glândulas salivares e lacrimais, das glândulas da mucosa nasal, do aparelho respiratório, da vagina e da pele. A lesão e perda de função destas estruturas origina as queixas de secura típicas da doença. Cerca de metade dos doentes apresentam inflamação sistémica de gravidade variável, que se pode manifestar por artrite, lesões cutâneas, inflamação pulmonar, neurológica, renal ou vasculite.

Na Reumatologia pretende-se esclarecer o diagnóstico, estabelecer um plano terapêutico multidisciplinar, melhorar a qualidade de vida e prevenir complicações da doença. A distinção entre uma síndrome seca de origem autoimune (Síndrome de Sjögren) ou não-autoimune (complexo Sicca) é o primeiro passo na abordagem de doentes com queixas de secura.

O diagnóstico estabelece-se através da avaliação das manifestações clínicas, das alterações laboratoriais e de outros meios de diagnóstico.

“É fundamental identificar as pessoas com doença grave ou em progressão, para que a intervenção precoce possa reduzir o risco de complicações da doença. Por outro lado, os doentes que apresentam formas ligeiras da doença necessitam de ser tranquilizados e orientados para os cuidados necessários.”, afirma Filipe Barcelos, reumatologista.

A Oftalmologia e a Medicina Oral complementam a Reumatologia na avaliação e terapêutica desta doença.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group, consultora especializada em otimização de custos e processos para as empresas. Com mais de 25 anos de experiência em gestão de negócios, vendas e liderança de equipas no setor dos dispositivos médicos, reforça agora a equipa da ERA Group em Portugal, trazendo a sua abordagem estratégica, motivação e paixão pelo setor da saúde. 

Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte lança “Ritmo Anárquico”, programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular

A Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte vai lançar a campanha “Ritmo Anárquico”, um programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular na região norte do País. A iniciativa vai arrancar na sede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, no Porto, no dia 4 de abril, com rastreios a decorrer entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.

Fórum da Saúde Respiratória debate a estratégia para a DPOC em Portugal

Com o objetivo de colocar as doenças respiratórias como uma prioridade nas políticas públicas de saúde em Portugal, terá lugar no próximo dia 9 de abril, das 9h às 13h, no edifício Impresa, em Paço de Arcos, o Fórum Saúde Respiratória 2025: “Doenças Respiratórias em Portugal: A Urgência de Uma Resposta Integrada e Sustentável”.

Gilead, APAH, Exigo e Vision for Value lançam 4ª Edição do Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem

O Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem anuncia o início da sua 4ª edição, reforçando o compromisso com a promoção da cultura de Value-Based Healthcare (VBHC) em Portugal. Esta edição conta com um novo parceiro, a Vision for Value, uma empresa dedicada à implementação de projetos de VBHC, que se junta à Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), EXIGO, Gilead Sciences, e ao parceiro tecnológico MEO Empresas.​

Medicamento para o tratamento da obesidade e único recomendado para a redução do risco de acontecimentos cardiovasculares adversos graves já está disponível em Portugal

O Wegovy® (semaglutido 2,4 mg), medicamento para o tratamento da obesidade, poderá ser prescrito a partir do dia 1 de abril de 2025 em Portugal, dia em que a Novo Nordisk iniciará a sua comercialização e abastecimento aos armazenistas. O Wegovy® estará disponível nas farmácias portuguesas a partir do dia 7 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights