Mário Macedo: “Os enfermeiros têm de estar no centro de decisão das políticas públicas de saúde”

22 de Julho 2023

O enfermeiro Mário Macedo anunciou este sábado a sua candidatura oficial à Ordem dos Enfermeiros. Contactado pelo nosso jornal, o candidato lançou críticas ao mandato de Ana Rita Cavaco que, do seu ponto de vista, correspondeu a "oito anos de estagnação". O líder da lista "Enfermeiros Unidos" defendeu que os enfermeiros devem "recuperar influência" na avaliação das políticas de saúde.

Mário Macedo admitiu hoje ao HealthNews que a sua lista está pronta para “arregaçar as mangas” e recuperar a influência dos enfermeiros nas políticas públicas da Saúde. Após assistir ao que apodou de “estagnação” da profissão, o candidato considerou que estava na hora de atuar, apresentado, assim, a sua candidatura a Bastonário da Ordem dos Enfermeiros.

“Nos últimos meses temos feito um diagnóstico sobre a situação atual da profissão e concluímos que o debate interno, quanto as expectativas de futuro, está muito condicionado e pouco desenvolvido. Portanto, consideramos que é essencial que surja uma candidatura que tenha uma real visão de futuro e crescimento. Acreditamos que a enfermagem tem de evoluir e não pode estagnar. É preciso que comecemos a assumir formalmente as competências que informalmente já assumimos”, afirmou.

Questionado sobre os objetivos e principais áreas de atuação, Macedo garantiu que as principais metas da lista que lidera são “colocar a enfermagem no topo das prioridades e é recuperar a influência dos enfermeiros” nas decisões que são tomadas na Saúde.

“Os nossos profissionais devem de voltar a ser um parceiro ativo, capazes de influenciar as políticas públicas de saúde. Achamos totalmente inconcebível que o maior grupo profissional da saúde não tenha uma palavra a dizer sobre as políticas do setor. Isto não pode continuar. Os enfermeiros têm de estar no centro da decisão e da avaliação das políticas públicas de saúde”, apontou.

Sobre o trabalho desenvolvido pela atual bastonária, Mário Macedo mostrou-se bastante crítico. “Estes oito anos sob a liderança da enfermeira Ana rita Cavaco corresponderam a oito anos de estagnação. Os problemas que tínhamos em 2015 continuam a ser os mesmos que temos em 2023.”

Sem ignorar o contexto atual de alteração dos estatutos das ordens, o candidato admitiu ter algum receio sobre aquilo que isto pode significar. “Estamos bastante preocupados com esta questão. De facto, tomamos a iniciativa de visitar os grupos parlamentares para defender que a ordens profissionais têm um dever e a obrigação de serem transparentes, mas também de serem independentes. Foi essa a mensagem que transmitimos.

Estamos muito preocupados com a forma como está previsto tornar operacional o conselho de supervisão. Se for feito da forma como está previsto significa que irá limitar a democracia interna das ordens.”

Apesar dos desafios que a enfermagem e as ordens profissionais enfrentam, Mário Marcedo garante que a sua candidatura tem sido muito bem recebida.

“Temos recebido muitas mensagens de apoio por parte de vários colegas de todo o país. Há um entusiasmo muito grande com a nossa candidatura e a nossa postura. Somos os únicos na histórias das ordens que têm assumido ser contra uma saúde corporativa. Portanto, contamos ganhar as próximas eleições”.

HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Novos diagnósticos de VIH aumentam quase 12% na UE/EEE em 2023

 A taxa de novos diagnósticos de pessoas infetadas pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH) cresceu 11,8% de 2022 para 2023 na União Europeia/Espaço Económico Europeu, que inclui a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein, indica um relatório divulgado hoje.

Idade da reforma sobe para 66 anos e nove meses em 2026

A idade da reforma deverá subir para os 66 anos e nove meses em 2026, um aumento de dois meses face ao valor que será praticado em 2025, segundo os cálculos com base nos dados provisórios divulgados hoje pelo INE.

Revolução no Diagnóstico e Tratamento da Apneia do Sono em Portugal

A Dra. Paula Gonçalves Pinto, da Unidade Local de Saúde de Santa Maria, concorreu à 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH), com um projeto inovador para o diagnóstico e tratamento da Síndrome de Apneia Hipopneia do Sono (SAHS). O projeto “Innobics-SAHS” visa revolucionar a abordagem atual, reduzindo significativamente as listas de espera e melhorando a eficiência do processo através da integração de cuidados de saúde primários e hospitalares, suportada por uma plataforma digital. Esta iniciativa promete não só melhorar a qualidade de vida dos doentes, mas também otimizar os recursos do sistema de saúde

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

Cerimónia de Abertura da 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde: Inovação e Excelência no Setor da Saúde Português

A Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH) realizou a cerimónia de abertura da 17ª edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, destacando a importância da inovação e excelência no setor da saúde em Portugal. O evento contou com a participação de representantes de várias entidades de saúde nacionais e regionais, reafirmando o compromisso com a melhoria contínua dos cuidados de saúde no país

Crescer em contacto com animais reduz o risco de alergias

As crianças que crescem com animais de estimação ou em ambientes de criação de animais têm menos probabilidade de desenvolver alergias, devido ao contacto precoce com bactérias anaeróbias comuns nas mucosas do corpo humano.

MAIS LIDAS

Share This