Viseu evita fecho de urgências recorrendo a médicos de outros hospitais

31 de Julho 2023

O presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar Tondela Viseu (CHTV) informou hoje que consegue evitar o encerramento da urgência pediátrica e do bloco de partos em agosto por ter recorrido a profissionais de outras unidades hospitalares.

“O CHTV pode garantir o normal funcionamento da Urgência Pediátrica e do Bloco de Partos durante o mês de agosto, sem nenhum constrangimento, não havendo, portanto, nenhuma razão para alarme social”, afirma, em comunicado hoje divulgado, Nuno Duarte.

Na nota de imprensa, o presidente da administração do CHTV refere que “a escala ficou resolvida pela disponibilidade e empenho dos pediatras do serviço que aceitam fazer mais horas suplementares e foi reforçada com o apoio de pediatras prestadores de serviços”.

Estes pediatras reforçam o mês de agosto, “graças ao envolvimento direto da direção executiva e dos vários conselhos de administração que tornaram possível o estabelecimento de protocolos de colaboração” com outros centros hospitalares.

De acordo com o comunicado de imprensa, os acordos foram celebrados com o Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, Hospital Senhora da Oliveira, em Guimarães, e Centro Hospitalar Universitário de Santo António, no Porto.

O presidente do concelho de administração esclarece que “as dificuldades na elaboração das escalas de urgência de Pediatria são motivadas pela escassez de recursos humanos médicos”.

Esta falta de médicos, justifica, “acentuou-se depois de sucessivas rescisões de contratos ocorridas nos últimos meses e que são naturalmente agravadas por se tratar de um período de férias”.

“As quotas legalmente previstas para os profissionais em férias foram respeitadas, assim como o direito dos profissionais, que se recusam a ser escalados para além do limite das 150 horas suplementares anuais”, sublinha Nuno Duarte.

A administração refere ainda que “continua a acompanhar, em articulação com a direção do Serviço de Pediatria, a realização das escalas dos restantes meses de 2023, estando a ser feitos todos os esforços para evitar qualquer hipotético encerramento da Urgência Pediátrica”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Brasil aprova vacina em dose única contra a chikungunya

As autoridades sanitárias brasileiras aprovaram hoje o registo de uma vacina em dose única contra a chikungunya, um fármaco desenvolvido pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica franco-austríaca Valneva.

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights