Melhorar a imunidade através de exercício físico – novos conselhos para reduzir o impacto da infeção

17 de Setembro 2020

Foram divulgados novos conselhos por médicos e cientistas para ajudar os profissionais de saúde a promover o exercício como forma de melhorar a imunidade por médicos e cientistas O objetivo […]

Foram divulgados novos conselhos por médicos e cientistas para ajudar os profissionais de saúde a promover o exercício como forma de melhorar a imunidade por médicos e cientistas

O objetivo é guiar os médicos gerais, enfermeiros e outros profissionais de saúde a reforçar os benefícios da atividade física e do exercício estruturado, particularmente no âmbito das medidas de confinamento impostas pela pandemia de Covid-19.

Ao fornecer factos para como tanto a atividade física pontual ou regular podem fazer o sistema imunitário funcionar de forma mais eficaz, o protocolo explica como o exercício pode apoiar o sistema imunitário na luta contra infeções comuns e baixar o risco de variadas condições de saúde.

A equipa ofereceu também conselhos práticos para diferentes indivíduos sobre como podem realizar exercício físico e/ou atividade física para minimizar a gravidade dos sintomas de Covid-19, caso infetados.

Os conselhos foram redigidos por profissionais de saúde no Health Education and Improvement Wales (HEIW), do corpo para a formação em cuidados de saúde e desenvolvimento do Sistema Nacional de Saúde do País de Gales, em parceria com cientistas na Escola de Desportos, Exercício e Ciências da Reabilitação da Universidade de Birmingham. Faz parte de uma coletânea de informação maior, reunida sob o programa Motivate2Move do HEIW.

O Dr. Alex Wadley, da Universidade de Birmingham diz que “a chave é continuar a mexer. Quanto mais nos mexemos, mais as nossas células imunitárias se mexem também. Ser ativo e fazer exercício ativa as células imunitárias para que circulem pelo corpo e detetem problemas, tais como vírus. Quanto mais ativos formos, mais forte será a resposta do nosso sistema imunitário contra o SARS-CoV-2”.

Já o Dr. Sam Lucas, que contribuiu para o trabalho da Universidade de Birmingham, acrescenta que “podemos estar no início de uma série de mudanças a longo-prazo ao nosso estilo de vida, por isso faz todo o sentido construir rotinas de exercício e hábitos que nos mantenham saudáveis em geral, e potencialmente reduzam a gravidade dos sintomas de Covid-19, se infetados”.

A Royal College of Nursing (RCN) do Reino Unido e a Royal College of General Practicioners (RCGP) patrocinaram o trabalho e estão a promove-lo entre os seus membros.

Brian Johnson, o médico de clínica geral que lidera o programa Motivate2Move explica: “Sabemos que a pandemia de Covid-19 tem resultado em pessoas que se mexem menos e que ficam mais tempo sentadas. Esta atividade reduzida vai afetar o Sistema imunitário das pessoas, por isso é realmente importante que tenhamos guias atualizados e conselhos para ajudar as pessoas a lutar contra infeções através de níveis apropriados de atividade física”.

Um documento que salienta os novos conselhos está disponível através da página do movimento Motivate2Move, do website do HEIW. Está também acessível através da Royal College of Nursing e do website da RCGP. O Motivate2Move oferece também um largo espetro de conselhos sobre os benefícios e os tipos de exercício atualmente recomendados para uma variedade de condições e doenças.

Saiba mais AQUI

NR/AG/HN/João Marques

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Paula Martins de Jesus sobre o Prémio MSD de Investigação em Saúde: “Queremos fazer acontecer a Ciência”

Começa a contagem regressiva: o prazo para a submissão de candidaturas à sexta edição do Prémio MSD de Investigação em Saúde está a esgotar-se. Em entrevista ao HealthNews, a Diretora Médica da MSD Portugal realça a importância do Prémio, defendendo que os jovens médicos “são capazes de transformar o mundo”. Os projetos candidatos devem ser apresentados até dia 19 de maio, no site do Prémio MSD de Investigação em Saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights