Esta iniciativa está alinhada com a prioridade conferida à Saúde Mental no Plano Nacional de Saúde, conforme a Lei da Saúde Mental nº 35/2023, datada de 21 de julho. A recente criação da valência de Psiquiatria Comunitária no Pólo de Saúde de Carcavelos é um reflexo concreto dessa prioridade tanto no âmbito do Serviço Nacional de Saúde como no compromisso do Hospital de Cascais.
A Psiquiatria Comunitária desempenha um papel crucial na reabilitação e reintegração dos utentes, ao mesmo tempo que desenvolve estratégias de promoção da saúde mental. Colaborando com as entidades da comunidade, esta valência impulsiona programas de prevenção, tratamento e promoção da saúde mental.
Pedro Cintra, Coordenador da Unidade Funcional de Psiquiatria, realça a importância desta abordagem integrada: “Esta nova valência de intervenção assente numa equipa multidisciplinar irá assegurar uma maior proximidade de cuidados à comunidade e uma interligação mais eficaz com outras estruturas prestadoras de cuidados, resultando numa abordagem mais eclética e eficaz em termos de saúde mental, em prol dos doentes do concelho de Cascais”
José Bento e Silva, Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Cascais, sublinha a relevância desta mudança:
“Esta integração de cuidados irá permitir à equipa do Hospital de Cascais desenvolver um trabalho de proximidade com a população, assegurar o seguimento dos doentes e permitir uma intervenção mais efetiva nos problemas de saúde mental no concelho de Cascais”.
O novo Pólo de Saúde de Carcavelos oferecerá uma ampla gama de serviços de psiquiatria para crianças e adultos, incluindo consultas externas, psicoterapias, acompanhamento psicológico, terapias de grupo e administração de terapêuticas injetáveis crónicas.
Na foto (da esquerda para a direita) Enf.ª Isabel Pereira Lopes, Enfermeira Diretora do Hospital de Cascais; Dr. Nuno Corte-Real, Diretor Clínico do Hospital de Cascais; Dr. Pedro Cintra, Coordenador da Unidade Funcional de Psiquiatria do Hospital de Cascais; Enfermeiras do Hospital de Cascais.
NR/HN
0 Comments