Neurociência cognitiva vai reunir cientistas nacionais e internacionais na Universidade de Coimbra

12 de Setembro 2023

Na próxima semana, entre quinta-feira e sábado (21 a 23), vai decorrer, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC), o “Seeing and Acting Workshop: Functional and Neural Perspectives”.

As inscrições estão a decorrer até 17 de setembro. O evento científico pretende ser um fórum de discussão sobre neurociência cognitiva, promovendo a discussão sobre projetos em curso, como também sobre futuras linhas de colaboração e investigação. É promovido no âmbito da ERA Chair Cogbooster, projeto financiado com 2,5 milhões de euros pela Comissão Europeia para capacitar a FPCEUC como um centro de investigação e ensino na área da neurociência cognitiva.

“A nossa intenção é de que esta iniciativa, de carácter anual, faça da Universidade de Coimbra um ponto de encontro entre cientistas de projeção internacional das áreas da perceção e da ação e jovens investigadores, que têm aqui a fantástica oportunidade de receber comentários sobre o seu trabalho. Procuramos ainda que este evento científico transforme a maneira como nós, enquanto comunidade académica nacional, olhamos para a ciência psicológica e para a psicologia”, destaca o docente e investigador da Universidade de Coimbra e coordenador do Cogbooster na UC, Jorge Almeida.

Este workshop vai contar com a presença de vários oradores internacionais de renome, especialistas nas áreas da perceção e ação cerebral, nomeadamente Laurel Buxbaum (Instituto Moss de Investigação em Reabilitação – MRRI), Erez Freud (Universidade de Iorque, Canadá), Leyla Isik (Universidade Johns Hopkins, Estados Unidos da América), Nancy Kanwisher (Instituto de Tecnologia de Massachusetts – MIT, Estados Unidos da América), Bradford Mahon (Universidade Carnegie Mellon, Estados Unidos da América), Alex Martin (Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos da América) e Ricarda Schubotz (Universidade de Münster, Alemanha).

Durante os três dias do evento, vão decorrer ainda apresentações de pósteres científicos, apresentados por estudantes, jovens investigadores e investigadores pós-doutorados.

A comissão científica do workshop é composta por Alfonso Caramazza, neurocientista, professor da Universidade de Harvard e líder do projeto Cogbooster; Jorge Almeida; Paul Downing, da Universidade de Bangor (Reino Unido); Mel Goodale, da Universidade do Ontário Ocidental (Canadá); Zoe Kourtzi, da Universidade de Cambridge (Reino Unido); Angelika Lingnau, da Universidade de Ratisbona (Alemanha); e Isabel Pavão Martins, da Universidade de Lisboa.

As inscrições são feitas em www.uc.pt/cogbooster/saw/2023/workshop-registration/.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Projeto Luzia: Revolucionando o Acesso à Oftalmologia nos Cuidados de Saúde Primários

O Dr. Sérgio Azevedo, Diretor do Serviço de Oftalmologia da ULS do Alto Minho, apresentou o projeto “Luzia” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa inovadora visa melhorar o acesso aos cuidados oftalmológicos, levando consultas especializadas aos centros de saúde e reduzindo significativamente as deslocações dos pacientes aos hospitais.

Gestão Sustentável de Resíduos Hospitalares: A Revolução Verde no Bloco Operatório

A enfermeira Daniela Simão, do Hospital de Pulido Valente, da ULS de Santa Maria, em Lisboa, desenvolveu um projeto inovador de gestão de resíduos hospitalares no bloco operatório, visando reduzir o impacto ambiental e económico. A iniciativa, que já demonstra resultados significativos, foi apresentada na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, promovida pela Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar

Reformas na Saúde Pública: Desafios e Oportunidades Pós-Pandemia

O Professor André Peralta, Subdiretor Geral da Saúde, discursou na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde sobre as reformas necessárias na saúde pública portuguesa e europeia após a pandemia de COVID-19. Destacou a importância de aproveitar o momento pós-crise para implementar mudanças graduais, a necessidade de alinhamento com as reformas europeias e os desafios enfrentados pela Direção-Geral da Saúde.

Via Verde para Necessidades de Saúde Especiais: Inovação na Saúde Escolar

Um dos projetos apresentado hoje a concurso na 17ª Edição do Prémio Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar, foi o projeto Via Verde – Necessidades de Saúde Especiais (VVNSE), desenvolvido por Sérgio Sousa, Gestor Local do Programa de Saúde Escolar da ULS de Matosinhos e que surge como uma resposta inovadora aos desafios enfrentados na gestão e acompanhamento de alunos com necessidades de saúde especiais (NSE) no contexto escolar

Projeto Utente 360”: Revolução Digital na Saúde da Madeira

O Dr. Tiago Silva, Responsável da Unidade de Sistemas de Informação e Ciência de Dados do SESARAM, apresentou o inovador Projeto Utente 360” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas , uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH). Uma ideia revolucionária que visa integrar e otimizar a gestão de informações de saúde na Região Autónoma da Madeira, promovendo uma assistência médica mais eficiente e personalizada

MAIS LIDAS

Share This