Madeira responsabiliza Ministério da Saúde por problemas no sistema informático do Hospital do Funchal

21 de Setembro 2020

O sistema informático do Serviço de Saúde da Madeira está esta segunda-feira condicionado, afetando prescrições médicas e pedidos de análises no Hospital do Funchal, situação que, segundo a região, se estende a nível nacional e é responsabilidade do Ministério da Saúde.

“O problema que está a afetar o Serviço de Saúde da Madeira (SESARAM) está relacionado com a não renovação atempada por parte dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) do certificado digital da plataforma da Prescrição Eletrónica Médica (PEM)”, segundo informação enviada hoje à agência Lusa pelo serviço regional de saúde.

O SESARAM assegura ser “alheio” a esta situação, adiantando que o problema “já afeta também outros hospitais a nível nacional”.

Segundo a mesma nota, “além da indisponibilidade da prescrição médica, esta situação está a afetar também o pedido de análises ao laboratório por via eletrónica”.

Na região, “de forma a ultrapassar temporariamente este constrangimento, o Núcleo de Informática do SESARAM procedeu à disponibilização de uma versão anterior de ‘software’ em alguns computadores de vários serviços com a devida indicação aos profissionais sobre a sua utilização”, conclui.

A situação que se verifica no Hospital do Funchal foi hoje divulgada pelo matutino madeirense Diário de Notícias.

LUSA/HN

1 Comment

  1. Maria Daniela Silva

    Parece que fata um serviço que atende doentes com vários problemas de doença conhecido como porta aberta
    Podem explicar o que é

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cleptomania

Alberto Lopes – neuropsicólogo/hipnoterapeuta

“Se tocam numa mulher, respondemos todas”

Contra a misoginia organizada ‘online’, o neomachismo e toda a violência sobre as mulheres, elas recusam o silêncio, usam as redes sociais para expor agressores e formaram um exército de resistência feminina: “Se tocam numa, respondemos todas”.

Pipeta Revolucionária Ativa Neurónios Individuais com Precisão Iónica

Investigadores da Universidade de Linköping desenvolveram uma pipeta inovadora que ativa neurónios individuais através da libertação precisa de iões, sem perturbar o ambiente extracelular. A técnica revelou dinâmicas complexas entre neurónios e astrócitos, abrindo portas a tratamentos de precisão para doenças como a epilepsia.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights