Surto de cólera já matou 16 pessoas em 264 casos suspeitos no Sudão

30 de Setembro 2023

O Sudão oficializou um surto de cólera no estado de Gadarife, onde os casos suspeitos já aumentaram para 264, dos quais quatro foram confirmados e 16 pessoas já morreram, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Estão em curso investigações para determinar se a cólera se propagou também a Cartum, a capital, e ao Cordofão do Sul, estados onde foi registado um aumento dos casos de diarreia aquosa aguda, um dos principais sintomas da cólera.

“O acesso sem entraves às localidades afetadas e vizinhas é essencial para responder eficazmente ao atual surto”, afirmou a representante da OMS no Sudão, Nima Abid, que visitou o Estado de Gadarife em 17 de setembro e se reuniu com as autoridades sanitárias e os parceiros para coordenar uma resposta ao surto.

“Um surto de cólera pode ter um efeito devastador no contexto de um sistema de saúde que já está sobrecarregado devido à guerra, à escassez de material médico e de profissionais de saúde, à desnutrição e a problemas de acesso”, explicou a coordenadora.

Mesmo antes de o surto ter sido declarado, a OMS já tinha fornecido material para combater a cólera, incluindo antibióticos, solução de reidratação oral e fluidos intravenosos, a seis estados, incluindo Gadarife, Cartum e Cordofão do Sul, bem como kits de teste de diagnóstico rápido a todos os 18 estados do Sudão. A OMS estava também a apoiar três centros de isolamento da cólera no estado de Gadarife, o mais afetado, dois deles com medicamentos e material sanitário.

No início deste ano, mais de 2.800 profissionais de saúde sudaneses participaram num programa de reforço de capacidades online, liderado pela OMS, sobre a gestão da diarreia aquosa aguda em tempos de crise.

Outro curso de formação online, sobre protocolos de gestão da cólera, da dengue e da malária, foi realizado esta semana para mais de 8.000 profissionais de saúde sudaneses. Foi também ministrada formação no local de trabalho sobre vigilância normalizada e gestão de casos de cólera e outras doenças infecciosas a 185 profissionais de saúde em Gadarife.

NE/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

Cerimónia de Abertura da 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde: Inovação e Excelência no Setor da Saúde Português

A Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH) realizou a cerimónia de abertura da 17ª edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, destacando a importância da inovação e excelência no setor da saúde em Portugal. O evento contou com a participação de representantes de várias entidades de saúde nacionais e regionais, reafirmando o compromisso com a melhoria contínua dos cuidados de saúde no país

Crescer em contacto com animais reduz o risco de alergias

As crianças que crescem com animais de estimação ou em ambientes de criação de animais têm menos probabilidade de desenvolver alergias, devido ao contacto precoce com bactérias anaeróbias comuns nas mucosas do corpo humano.

MAIS LIDAS

Share This