Generis celebra 20 anos com previsão de 115 milhões de euros de faturação

2 de Outubro 2023

A comemorar 20 anos de atividade, a Generis fechou 2022 com uma faturação de 108 milhões de euros, tendo um EBITDA de 23 milhões de euros. A expectativa é fechar este ano com 115 milhões de euros de faturação.

A Generis, nascida como empresa familiar portuguesa, faz hoje parte do Grupo Aurobindo, presente em mais de 20 países, verticalmente integrado desde a I&D à comercialização. O mercado português representa sensivelmente 82% da atividade, que tem uma unidade fabril local, o único hub industrial do grupo fora da Índia, que produz anualmente 30 milhões de embalagens, o equivalente a 1,2 mil milhões de unidades (comprimidos, saquetas ou cápsulas). A empresa está a investir cerca de 1 milhão de euros na melhoria desta unidade, até ao fim do ano.

Os 20 anos da Generis foram assinalados num evento que contou com a presença de Manuel Pizarro, ministro da Saúde, e Pedro Cilínio, secretário de Estado da Economia. Durante o evento, foram partilhadas histórias dos principais intervenientes da área da saúde sobre o caminho feito pela empresa no setor.

“A Generis tem uma história rica de 20 anos, que se confunde com a história dos medicamentos genéricos em Portugal. Continuamos focados na inovação nos genéricos, mas estamos a trabalhar igualmente no lançamento de biossimilares. Acreditamos num crescimento de 10% nos próximos cinco anos”, afirma Luís Abrantes, administrador-delegado da Generis Grupo Aurobindo.

A empresa fabrica, atualmente, mais de 600 referências diferentes de produto acabado cujo destino principal é o mercado nacional, mas com crescimento assinalável no número de produtos para diversos países. Mensalmente, são libertados mais de 150 lotes e saem das instalações Generis aproximadamente 750 paletes de produto acabado. Atualmente, exporta para mais de 30 países, na Europa, Ásia, África e América do Sul.

Mais de 300 pessoas trabalham na Generis em Portugal, estando previstas novas contratações até ao fim do ano, bem como uma reestruturação da organização interna que passa por promoções, revisão de naming de funções e reposicionamento de funções e cargos por níveis.

PR/HN

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