SNS Awards: Farmacêuticos marcam manifestação em frente ao Palácio da Bolsa

16 de Outubro 2023

O Sindicato Nacional dos Farmacêuticos organiza hoje ao final do dia uma manifestação em frente ao Palácio da Bolsa, local onde irá decorrer a cerimónia de entrega dos "SNS Awards". Em declarações à HealthNews, Henrique Reguengo acusou a tutela de "desprezar" e "ignorar" o esforço que é feito diariamente por parte dos farmacêuticos do Serviço Nacional de Saúde. 

Contactado pelo nosso jornal, o presidente do Sindicato Nacional dos Farmacêuticos apontou algumas críticas à cerimónia dos “SNS Awards”.

“Não temos nada contra com que se distinga quem tenta fazer do SNS um serviço cada vez melhor. Agora, numa altura em que temos todos os profissionais de saúde descontentes, inúmeros serviços de urgência fechados e diretores de serviço a apresentarem demissões, parece-me um pouco incoerente”, afirmou depois de considerar que: “não vale a pena tapar o sol com a peneira”. 

Segundo Henrique Reguengos, há cada vez mais farmacêuticos a desistirem de trabalhar no Serviço Nacional de Saúde. “Somos poucos para a rotina básica e mesmo assim vemos muitos colegas a desistirem e a sairem do SNS. Não falo unicamente dos colegas mais novos, falo também dos farmacêuticos que têm dezenas de anos de serviço. Portanto, por um lado perdemos a experiência de quem trabalha no SNS há muito tempo e, por outro lado, vemos que os que ficam acabam por ser sobcarregados com mais trabalho.”

O dirigente sindical lamentou a falta de reconhecimento por parte da tutela. “O trabalho dos farmacêuticos não é reconhecido minimamente. Duvido que exista algum colega que se sinta que o esforço que faz, todos os dias para desempenhar as suas funções o melhor possível, é reconhecido por parte do Ministério da Saúde. Diria que pior do que os problemas remuneratórios, aquilo que mais magoa os farmacêuticos do SNS é o completo desprezo e falta de reconhecimento pelo trabalho que todos os dias é feito.”

O responsável apontou que, após um ano da primeira greve dos farmacêuticos do SNS, nada mudou. “Não temos uma única reunião marcada, seja com o Ministro da Saúde ou com o secretário de estado, para que os farmacêuticos possam ver alguma luz ao fundo do túnel”.

Para o responsável, é preciso que a tutela olhe para os problemas “com olhos de ver”. Mas, enquanto o Governo não quiser dar ouvidos aos farmacêuticos, estes garantem não deixar escapar qualquer oportunidade para demonstrar o seu descontentamento.

“Não temos outra alterativa que não seja usar todas as oportunidades que tivermos para chamar a atenção da sociedade portuguesa para esta anormalidade que estamos a viver. Com esta manifestação [em frente ao Palácio da Bolsa, no Porto] pode ser que alguém do Governo acorde e resolva tratar dos problemas dos farmacêuticos”, disse Reguengo.

O Sindicato Nacional dos Farmacêuticos voltou a defender que “o processo da residência farmacêutica se torne efetivamente regular e normal”, assim como a atualização da tabela remuneratória.

A manifestação deverá ter início às 19h00.

HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

Percursos Assistenciais Integrados: Uma Revolução na Saúde do Litoral Alentejano

A Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano implementou um inovador projeto de percursos assistenciais integrados, visando melhorar o acompanhamento de doentes crónicos. Com recurso a tecnologia digital e equipas dedicadas, o projeto já demonstrou resultados significativos na redução de episódios de urgência e na melhoria da qualidade de vida dos utentes

Projeto Luzia: Revolucionando o Acesso à Oftalmologia nos Cuidados de Saúde Primários

O Dr. Sérgio Azevedo, Diretor do Serviço de Oftalmologia da ULS do Alto Minho, apresentou o projeto “Luzia” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa inovadora visa melhorar o acesso aos cuidados oftalmológicos, levando consultas especializadas aos centros de saúde e reduzindo significativamente as deslocações dos pacientes aos hospitais.

Inovação na Saúde: Centro de Controlo de Infeções na Região Norte Reduz Taxa de MRSA em 35%

O Eng. Lucas Ribeiro, Consultor/Gestor de Projetos na Administração Regional de Saúde do Norte, apresentou na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde os resultados do projeto “Centro de Controlo de Infeção Associado a Cuidados de Saúde na Região Norte”. A iniciativa, que durou 24 meses, conseguiu reduzir significativamente a taxa de MRSA e melhorar a vigilância epidemiológica na região

Gestão Sustentável de Resíduos Hospitalares: A Revolução Verde no Bloco Operatório

A enfermeira Daniela Simão, do Hospital de Pulido Valente, da ULS de Santa Maria, em Lisboa, desenvolveu um projeto inovador de gestão de resíduos hospitalares no bloco operatório, visando reduzir o impacto ambiental e económico. A iniciativa, que já demonstra resultados significativos, foi apresentada na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, promovida pela Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar

Ana Escoval: “Boas práticas e inovação lideram transformação do SNS”

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, Ana Escoval, da Direção da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar, destaca o papel do 10º Congresso Internacional dos Hospitais e do Prémio de Boas Práticas em Saúde na transformação do SNS. O evento promove a partilha de práticas inovadoras, abordando desafios como a gestão de talento, cooperação público-privada e sustentabilidade no setor da saúde.

Reformas na Saúde Pública: Desafios e Oportunidades Pós-Pandemia

O Professor André Peralta, Subdiretor Geral da Saúde, discursou na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde sobre as reformas necessárias na saúde pública portuguesa e europeia após a pandemia de COVID-19. Destacou a importância de aproveitar o momento pós-crise para implementar mudanças graduais, a necessidade de alinhamento com as reformas europeias e os desafios enfrentados pela Direção-Geral da Saúde.

Via Verde para Necessidades de Saúde Especiais: Inovação na Saúde Escolar

Um dos projetos apresentado hoje a concurso na 17ª Edição do Prémio Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar, foi o projeto Via Verde – Necessidades de Saúde Especiais (VVNSE), desenvolvido por Sérgio Sousa, Gestor Local do Programa de Saúde Escolar da ULS de Matosinhos e que surge como uma resposta inovadora aos desafios enfrentados na gestão e acompanhamento de alunos com necessidades de saúde especiais (NSE) no contexto escolar

Projeto Utente 360”: Revolução Digital na Saúde da Madeira

O Dr. Tiago Silva, Responsável da Unidade de Sistemas de Informação e Ciência de Dados do SESARAM, apresentou o inovador Projeto Utente 360” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas , uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH). Uma ideia revolucionária que visa integrar e otimizar a gestão de informações de saúde na Região Autónoma da Madeira, promovendo uma assistência médica mais eficiente e personalizada

MAIS LIDAS

Share This